quinta-feira, 19 de novembro de 2015


quinta-feira, 19 de novembro de 2015

CACÁ PERDE O APOIO DO SEGMENTO COMERCIAL EM ILHÉUS

Cacá. Imagem: O Tabuleiro.

Divergências entre o governo Jabes Ribeiro e comerciantes azedaram a boa relação que o vice-prefeito Carlos Machado tinha com o segmento comercial. Ele se iniciou na política como representante do comércio. O nome da sua loja (Cacá Colchões) é seu apelido.

Os dirigentes lojistas estão chateados com Cacá. O descontentamento aumentou depois da reforma tributária municipal aprovada em dezembro de 2014. Não se sentiram representados pelo vice-prefeito no processo. Ele se manteve em silêncio ao longo de todo o debate sobre o novo código, mesmo tendo dirigido a secretaria de indústria e comércio.

Cacá perdeu o apoio do único segmento que lhe dava a sustentação da representatividade. Conforme os dirigentes lojistas, o vice-prefeito não tem força política para conduzir o governo para um diálogo positivo com os empresários. Criticam especialmente sua pusilanimidade ao se submeter “aos desmandos do prefeito”.

ITABUNA: PRESIDENTE DA CÂMARA RECOMENDA PREFEITO RESCINDIR CONTRATO COM A ZONA AZUL

Aldenes-foto-1024x768

O presidente da câmara de vereadores de Itabuna, Aldenes Meira (PC do B) enviou ao prefeito Claudevane Leite (PRB), um oficio (veja abaixo) recomendando o a rescisão contratual da prefeitura com a empresa Dom Parking ,que explora o serviço de Zona Azul no município.

No oficio, Aldenes Meira relata que a concessão e o contrato estão “eivados de vícios insanáveis”, por conta disso o edil recomenda que seja realizada uma nova licitação.

Em contato com este blog, Aldenes Meira comentou sobre a situação:

“ Ressalto que sou a favor do sistema rotativo de vagas, mas o atual contrato esta fora da lei. Seria mais prudente se o prefeito fizesse o distrato com a Dom Parking e abrisse um novo processo dentro da lei que ora tramita na câmara.

aldd
ald

“A gente é cachorro é?”, dispara comerciante durante retirada de barracas na feira do São Caetano

De um lado, o cumprimento de uma ordem que, segundo a prefeitura, é para melhorar o tráfego, tanto de pessoas, como de viaturas da Polícia e do Samu. Por outro, a indignação e a revolta de quem sobrevive do que consegue vender. Estamos falando do episódio que comoveu moradores da feira do bairro São Caetano na noite de quarta-feira (18), quando fiscais da prefeitura retiraram várias barracas instaladas naquele local. A alegação é de que as mesmas estavam em local irregular.  

No entanto, os feirantes, que já haviam sido notificados anteriormente, se queixam da falta de respeito e compreensão por parte do governo. Cláudio, por exemplo, relatou que trabalhava naquele ponto há 25 anos. Ele tinha acabado de comprar aproximadamente R$ 10 mil em mercadorias, quando foi surpreendido pelos fiscais. “Agora estão tirando a gente igual cachorro”, disparou o homem, em entrevista ao repórter Osvaldo Bispo, do programa Balanço Geral.

Algumas pessoas que moram naquela região se solidarizaram com a situação dos feirantes. Uma leitora do Verdinho Itabuna entrou em contato com nossa redação para registrar sua repulsa com o fato. “Tudo foi realmente uma tristeza. Destruíram a barraca de uma mãe de família. Ela tem quatro filhos e paga aluguel. Como essas pessoas vão sobreviver agora?”, questionou, indignada.

A prefeitura informou que o combinado com os feirantes é que eles poderiam instalar suas barracas no local em dias de sexta, sábado e domingo. Mas, os comerciantes afirmam que, mesmo assim, se sentem prejudicados, uma vez que a atividade é o único “ganha pão” que eles têm, principalmente em tempos de crise. A feirante Selma Gomes, que também trabalha naquele trecho há muitos anos, praticamente fez suas as palavras do colega Cláudio. “O que é isso? A gente é cachorro, é?”.

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Ex-líder do Comando Vermelho revela bastidores do crime

O Documento Verdade desta quinta-feira (19) realizou entrevista com um dos mais temidos matadores do país. Aldidudima Salles, o "Ligeirinho", um dos fundadores do Comando Vermelho, a maior facção criminosa do Rio de Janeiro, foi condenado a 300 anos de prisão por tráfico de drogas, formação de quadrilha, assaltos e assassinatos, mas passou apenas 10 anos atrás das grades. Na conversa com o repórter Edie Polo, ele revela que "matava por prazer" e relembra suas habilidades para o crime. "Eu gastava quatro minutos para roubar um banco e 45 segundos para roubar um carro com alarme", conta. "Eu jogava uma laranja pra cima e antes que ela caísse, acertava no ar. Isso não é qualquer pessoa que acerta com um 38 não", completa.

Traficante, homicida, frio e calculista, Aldidudima entrou para o crime na adolescência e matou pela primeira vez aos 13 anos, sendo levado para uma unidade de internação de menores infratores, de onde conta ter saído formado para o crime. "Entrei como aprendiz [da] maconha e saí formado, com doutorado, em cocaína".

O detento conta detalhes do que acontecia nos bastidores dos crimes cometidos pelo Comando Vermelho. "[O criminoso] é preso hoje. Então, o Comando Vermelho se reúne e paga bons advogados para tirá-lo da cadeia. Quando ele sai, vai roubar para pagar o que o Comando Vermelho pagou para ele. (...) Ele vai praticando o crime e volta praticando o crime. É um caminho sem retorno". Um ponto que Aldidudima fez questão de ressaltar é o de que o Comando Vermelho não tolera estupradores.

A conversão ao evangelho veio no dia em que Aldidudima planejava cometer seu maior crime. "Dez ficam na portal principal, dez ficam comigo. E eu dei uma ordem para meus colegas: 'Ninguém faz nada e, quando eu der a ordem, vocês podem matar". Eu vou ficar na história do Brasil. Posso morrer hoje, mas vai ser o dia que eu mais vou matar gente" conta ele, que, no momento, estava prestes a disparar tiros numa igreja com mais de 1000 pessoas, mas acabou tocado pelas palavras do pastor. "Foi naquele dia que eu troquei as drogas por uma bíblia sagrada, vi uma transformação, uma mudança de vida", revela.

ILHÉUS GÁS 

Rua B, nº 11, Ilhéus II, Zona Sul.









NO PRIMEIRO SÁBADO DE DEZEMBRO, NÃO PERCAM A PRIMEIRA NOITE DE VIGILIA NA FAZENDA LEÃO DE JUDÁ, DISTRITO DE CAMPINHOS,VIZINHO A URUCUTUCA E SAMBAITUBA, EM ILHÉUS Fazenda Leão de Judá é a antiga fazenda de João Ruim, vizinho a fazenda de Zé Pitoco, na qual agora acampam os anjos do Senhor Jesus. Por: Ednei Bomfim. VÁRIOS PREGADORES E PREGADORAS ESTARÃO PRESENTES. O que significa quarta vigília da noite? Olá Tibúrcio de Maceió / AL! Encontramos nos textos evangélicos este termo vigília da noite, (primeira, segunda, terceira e quarta), que era um linguajar comum entre os habitantes da Palestina na época de Jesus, bem como encontramos citações que falam da primeira ou segunda hora do dia etc. O calendário Judaico, muito diferente do nosso atual. O calendário Judaico (ou lunar) segue às 4 fases da lua, e o mês assim estava determinado. Este calendário precisava cada ano alguns ajustes, não era preciso. A humanidade mais tarde adotou o calendário solar com as estações do ano, que é mais preciso. Colocarei em baixo um quadro explicativo que dará resposta à pergunta o que é a quarta vigília da noite. Em ouças palavras a quarta vigília da noite se iniciava às 3 horas da madrugada e ia até as 6 horas da manhã. Vamos conferir no quadro abaixo. A divisão do tempo entre os hebreus – Calendário Judaico As horas da noite HORA OCIDENTAL HORA JUDAICA REFERÊNCIA BÍBLICA 18 OO ÀS 21 00 PRIMEIRA VIGÍLIA Ex 14,24 21 00 ÀS 24 00 SEGUNDA VIGÍLIA Lc 12,38 24 00 ÀS 03 00 TERCEIRA VIGÍLIA Lc 12,38 03 00 ÀS 06 00 QUARTA VIGÍLIA Mt 14,25 Como o tempo era dividido na Palestina da época de Jesus? As horas eram contadas entre o nascer do sol e o ocaso e somam-se doze, mas de duração variável com a estação do ano. O dia como era designado? Fazia-se referência às quatro horas principais: Primeira (6 horas), Terça (9 horas) Sexta (12 horas), Nona (15 horas), compreendendo também as duas horas sucessivas. A noite como era designada? A noite se estendia em quatro vigílias (esta palavra indica o turno das sentinelas) com três horas cada uma. Primeira vigília: com início às 18 hs e se estendia até 21 hs Segunda vigília: com início às 21 hs e se estendia até 24 hs Terceira vigília: com início às 00 hs e se estendia até 03 hs Quarta vigília: com início às 03 hs e se estendia até 06 hs

Fazenda Leão de Judá é a antiga fazenda de João Ruim, vizinho a fazenda de Zé Pitoco, na qual agora acampam os anjos do Senhor Jesus.

Por: Ednei Bomfim.

VÁRIOS PREGADORES E PREGADORAS ESTARÃO PRESENTES.

O que significa quarta vigília da noite?

Olá Tibúrcio de Maceió / AL!
 Encontramos nos textos evangélicos este termo vigília da noite, (primeira, segunda, terceira e quarta), que era um linguajar comum entre os habitantes da Palestina na época de Jesus, bem como encontramos citações que falam da primeira ou segunda hora do dia etc. O calendário Judaico, muito diferente do nosso atual. O calendário Judaico (ou lunar) segue às 4 fases da lua, e o mês assim estava determinado. Este calendário precisava cada ano alguns ajustes, não era preciso. A humanidade mais tarde adotou o calendário solar com as estações do ano, que é mais preciso.
Colocarei em baixo um quadro explicativo que dará resposta à pergunta o que é a quarta vigília da noite. Em ouças palavras a quarta vigília da noite se iniciava às 3 horas da madrugada e ia até as 6 horas da manhã. Vamos conferir no quadro abaixo.
 A divisão do tempo entre os hebreus – Calendário Judaico
As horas da noite


HORA OCIDENTAL
HORA JUDAICA
REFERÊNCIA BÍBLICA
18 OO ÀS 21 00
PRIMEIRA VIGÍLIA
Ex 14,24
21 00 ÀS 24 00
SEGUNDA VIGÍLIA
Lc 12,38
24 00 ÀS 03 00
TERCEIRA VIGÍLIA
Lc 12,38
03 00 ÀS 06 00
QUARTA VIGÍLIA
Mt 14,25

Como o tempo era dividido na Palestina da época de Jesus?
As horas eram contadas entre o nascer do sol e o ocaso e somam-se doze, mas de duração variável com a estação do ano.
O dia como era designado?
Fazia-se referência às quatro horas principais:
Primeira (6 horas),
Terça (9 horas)
Sexta (12 horas),
Nona (15 horas), compreendendo também as duas horas sucessivas.
A noite como era designada?
A noite se estendia em quatro vigílias (esta palavra indica o turno das sentinelas) com três horas cada uma.
Primeira vigília: com início às 18 hs e se estendia até 21 hs
Segunda vigília: com início às 21 hs e se estendia até 24 hs
Terceira vigília: com início às 00 hs e se estendia até 03 hs
Quarta vigília: com início às 03 hs e se estendia até 06 hs

Fazenda Leão de Judá é a antiga fazenda de João Ruim, vizinho a fazenda de Zé Pitoco, na qual agora acampam os anjos do Senhor Jesus.

Por: Ednei Bomfim.

VÁRIOS PREGADORES E PREGADORAS ESTARÃO PRESENTES.

O que significa quarta vigília da noite?

Olá Tibúrcio de Maceió / AL!
 Encontramos nos textos evangélicos este termo vigília da noite, (primeira, segunda, terceira e quarta), que era um linguajar comum entre os habitantes da Palestina na época de Jesus, bem como encontramos citações que falam da primeira ou segunda hora do dia etc. O calendário Judaico, muito diferente do nosso atual. O calendário Judaico (ou lunar) segue às 4 fases da lua, e o mês assim estava determinado. Este calendário precisava cada ano alguns ajustes, não era preciso. A humanidade mais tarde adotou o calendário solar com as estações do ano, que é mais preciso.
Colocarei em baixo um quadro explicativo que dará resposta à pergunta o que é a quarta vigília da noite. Em ouças palavras a quarta vigília da noite se iniciava às 3 horas da madrugada e ia até as 6 horas da manhã. Vamos conferir no quadro abaixo.
 A divisão do tempo entre os hebreus – Calendário Judaico
As horas da noite


HORA OCIDENTAL
HORA JUDAICA
REFERÊNCIA BÍBLICA
18 OO ÀS 21 00
PRIMEIRA VIGÍLIA
Ex 14,24
21 00 ÀS 24 00
SEGUNDA VIGÍLIA
Lc 12,38
24 00 ÀS 03 00
TERCEIRA VIGÍLIA
Lc 12,38
03 00 ÀS 06 00
QUARTA VIGÍLIA
Mt 14,25

Como o tempo era dividido na Palestina da época de Jesus?
As horas eram contadas entre o nascer do sol e o ocaso e somam-se doze, mas de duração variável com a estação do ano.
O dia como era designado?
Fazia-se referência às quatro horas principais:
Primeira (6 horas),
Terça (9 horas)
Sexta (12 horas),
Nona (15 horas), compreendendo também as duas horas sucessivas.
A noite como era designada?
A noite se estendia em quatro vigílias (esta palavra indica o turno das sentinelas) com três horas cada uma.
Primeira vigília: com início às 18 hs e se estendia até 21 hs
Segunda vigília: com início às 21 hs e se estendia até 24 hs
Terceira vigília: com início às 00 hs e se estendia até 03 hs
Quarta vigília: com início às 03 hs e se estendia até 06 hs

Polícia Federal prende grupo que gerenciava o site Mega Filmes HD

A Fonte: GazetaOnline - Polícia Federal deflagrou uma operação na manhã desta quarta-feira (18), em Cerquilho, São Paulo, para desarticular uma organização criminosa especializada na prática de crimes contra direitos autorais pela internet.
Batizada de Barba Negra, a operação cumpriu dois mandados de prisão temporária. Outras cinco pessoas foram ouvidas pela PF em condução coercitiva. Também foram cumpridos quatro mandados de busca e apreensão.

GOVERNO DEMITE POLICIAL CIVIL QUE MATOU MOTOCICLISTA

Cléber foi demitido da Polícia Civil.
Cléber foi demitido da Polícia Civil.D´A Tarde
O governador da Bahia Rui Costa determinou a demissão do investigador de Polícia Civil Cleber de Oliveira Silva, autor do assassinato do motociclista Sílvio Ricardo Andrade Silva, de 41 anos, após uma discussão de trânsito, no dia 19 de outubro de 2012, nas proximidades da Estação Rodoviária de Salvador.
A decisão foi publicada na edição desta quarta (18) do Diário Oficial do Estado. Cleber, que responde a processo criminal na 1ª Vara do Tribunal do Júri, indiciado por homicídio doloso, aguarda o julgamento em liberdade, por determinação judicial.
Na época do crime, o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, determinou que fossem realizadas o indiciamento criminal do policial e a abertura do Processo Administrativo Disciplinar (PAD), coordenado pela Corregedoria Geral da instituição.
As investigações apontaram para a autoria do policial por meio de um software de balística, o Ibis. O exame, disse Barbosa à época do homicídio, teria identificado que os projéteis que mataram Sílvio teriam sido disparados da arma de Cleber.
Sílvio foi morto quando, ao conduzir uma moto Suzuki (NZE-9156), esbarrou no retrovisor do carro do policial, perto da Madeireira Brotas. Eles discutiram e o policial atirou.

França confirma morte de mentor dos atentados

A promotoria francesa confirmou nesta quinta-feira (19) que o belga Abdelhamid Abaaoud, apontado como o mentor dos ataques terroristas em Paris, foi morto na operação policial feita em Saint-Denis, distrito ao Norte de Paris, na manhã de quarta.

 "Abdelhamid Abaaoud acaba de ser formalmente identificado, após compararmos impressões digitais, como um dos mortos no cerco policial. Era dele o corpo dentro do prédio atingido por balas", diz um comunicado oficial. 

A ação antiterrorista em Saint-Denis tinha o jihadista como alvo. Além dele, outra suspeita morreu: uma mulher-bomba que detonou explosivos ao perceber o cerco policial. Acredita-se que ela e Abaaoud eram primos. 

As autoridades de segurança da França acreditam que Abdelhamid Abaaoud, de 28 anos, foi responsável por planejar e financiar os ataques terroristas a Paris, que deixaram 129 mortos e 352 feridos na noite de sexta-feira. Inicialmente, as investigações sugeriam que ele estava na Síria, mas o radical foi encontrado em um apartamento em Saint-Denis. (Veja)

Homem é assassinado dentro de casa em Ubaitaba

Um homem identificado como “GG” foi executado a tiros no final da tarde desta quinta-feira (19) no bairro Maria Olímpia, em Ubaitaba. A vítima estava em casa quando elementos chegaram em um carro e efetuaram vários disparos de arma de fogo.

"GG" já teve passagem pela polícia, atualmente trabalhava em uma barraca de cachorro quente, era casado e tinha um filho pequeno. O motivo e o autor do crime até o momento são desconhecidos. A Polícia vai investigar o caso.

A partir de 2016, Porto Seguro será capital da Bahia no dia 22 de abril

A partir de 2016, Porto Seguro será a capital baiana todo dia 22 de abril. Situada no extremo sul do estado, a cidade é apontada como o local em que as naus portuguesas chegaram ao Brasil, em 1500. A proposta do deputado estadual Jânio Natal (PRP) foi aprovada pelo plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e promulgada pelo presidente da Casa, Marcelo Nilo (PDT). 

O texto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (19) e determina que a sede do governo seja simbolicamente transferida para Porto Seguro no dia 22 de abril – data em que Pedro Álvares Cabral pisou pela primeira vez nas terras tupiniquins. Ex-prefeito do município, Jânio já havia proposto que a capital federal também mudasse para o extremo sul baiano no Dia do Descobrimento do Brasil. 

Na Câmara Federal, o projeto foi aprovado pelas Comissões de Constituição, Justiça e Cidadania e de Educação e Cultura e aguarda apreciação do plenário. Desde 2008, a sede do governo do Estado já é transferida, anualmente, para a cidade de Cachoeira no dia 25 de junho, em comemoração às lutas do município do Recôncavo que resultaram na Independência da Bahia. *Bahia Notícias

Homem é assassinado na BA após ser acusado de roubar galo

Um homem foi assassinado na noite desta quarta-feira, 18, no cruzamento da rua Ibitiba com a Guanambi, na cidade de Barreiras (a 855 quilômetros de Salvador). O crime aconteceu por volta das 20h30.
De acordo com o site Sigi Vilares, "Zóinho", como era conhecido na região, tinha saído da prisão a poucos dias e, nesta quarta, recebeu ameaças de morte de um homem, ainda não identificado, que dizia que ex-detento teria roubado um galo. Eles, inclusive, entraram em luta corporal.

Após a briga, o dono do animal foi embora. "Zóinho", que permaneceu no local, segundo testemunhas, começou a falar que iria assaltar alguém "grande" da cidade e depois fugir. Horas depois, ele foi surpreendido por dois homens em uma moto, que chegaram gritando "é você mesmo" e dispararam diversos tiros contra ele.

A vítima chegou a ser atendida por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas morreu a caminho da UPA da cidade. Até o momento não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

OBRAS DO PAC AVANÇAM E COMEÇAM A TRANSFORMAR BAIRROS DE ITABUNA

Ruas e transversais do Campo Formoso ganharão asfalto - Foto Gabriel de Oliveira 3
Homens e máquinas trabalhando intensamente para cumprir o cronograma de obras estabelecido pela Prefeitura de Itabuna mudaram a rotina dos moradores do Campo Formoso, um dos sete bairros contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2). Nesta primeira etapa está assegurado investimentos de cerca de R$ 30 milhões do Ministério das Cidades para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas deste bairro e do Nova Itabuna, Jorge Amado, Sinval Palmeira e Maria Matos (Rua de Palha).

Uma das beneficiadas com as obras de infraestrutura, a dona de casa Selma Cristina Almeida afirma que nunca pensou que ficaria tão feliz ao ouvir o barulho das máquinas logo nas primeiras horas da manhã. "Já pensei em mudar de bairro por causa dos transtornos causados pela falta de asfalto. Mas mudei logo de ideia assim que as obras foram iniciadas", conta dona Selma Cristina, que não mais suportava, juntamente com os vizinhos, conviver com ruas cobertas de lama e poeira. "Agora vamos ter o conforto de ruas pavimentadas", acrescenta.
Ruas e transversais do Campo Formoso ganharão asfalto - Foto Gabriel de Oliveira 3
Morador da avenida principal há 19 anos, o servidor público estadual Geraldo Pereira de Souza diz que, com as obras executadas pela Prefeitura de Itabuna e Ministério das Cidades, os imóveis serão ainda mais valorizados. Para ele, a luta de anos valeu a pena. "Um dia essas obras tinham que ser executadas para mudar nossa realidade. Não tem nada melhor que morar em um bairro com esgotamento sanitário e pavimentado", comemora.

O presidente da Associação de Moradores do Campo Formoso, William da Silva Ferreira, adianta que já está programando uma grande festa para celebrar os investimentos na infraestrutura do bairro, que estão sendo executados pela Prefeitura. "Quando as obras forem concluídas, vamos promover a lavagem das ruas com muito som e festa. O que está acontecendo hoje aqui era esperado há anos. Estamos contando os dias para iniciar as comemorações", diz William.
Presidente da Associação de Moradores do Campo Formoso William da Silva Ferreira - Foto Gabriel de Oliveira 1
Presidente da Associação de Moradores do Campo Formoso William da Silva Ferreira
PAVIMENTAÇÃO

O Campo Formoso está sendo beneficiado com redes de drenagem pluvial e esgoto, além de pavimentação de ruas. A expectativa da Secretaria de Municipal Desenvolvimento Urbano (Sedur) é que os serviços no bairro sejam concluídos em até 60 dias.

Major PM Rodrigues de Castro assume o comando da 60 cipm em Gandu

Aconteceu no último dia 06 de Novembro no período matutino,na cidade de Gandu,à assunção do Major André Gustavo Rodrigues de Castro,ex comandante do município de Camacan onde funciona a 62 Companhia Independente da Polícia Militar em substituição o Major Itamar Gondim. 

No evento militar, fizeram-se presentes dos mais diversificados setores sociais, Poder Executivo, Maçonaria, Comerciantes, Autoridades Militares e outras.
O evento foi presidido pelo Coronel PM Marcelo Luis Teixeira, Comandante do CPRS e aconteceu na praça principal da cidade com o cumprimento de todos os requisitos militares.
Segundo assessoria do Major Rodrigues de Castro, o Município foi considerado pelo mesmo com um nível estatístico satisfatório,visto que, já caminha praticamente, para dois semestre sem registros expressivos de homicídio. Ressaltou ainda o Oficial Superior que os poucos crimes contra a vida registrados se deram isolados do cotidiano social.

Itabuna: casa própria pode assumir obras do villa verde

Depois de quase quatro anos de espera, os mutuários da Caixa Econômica que compraram apartamentos do Condomínio Villa Verde, em Itabuna, podem ter um alento. Desde ontem (18), a Construtora Casa Própria faz levantamento no condomínio para analisar a possibilidade de assumir e concluir a obra, conforme asseguraram fontes do Pimenta.

Aproximadamente 94% da obra já foi concluído. A resposta da construtora deve ocorrer em até duas semanas. O residencial começou a ser construído em 2010.

O contrato previa a entrega dos 228 apartamentos até 2012. No final do ano em que as obras deveriam ser entregues a Construtora Runa, responsável pela projeto, faliu.

A empresa que pode assumir o Villa Verde, a Casa Própria, é a mesma que assumiu as obras do Edifício Pedra da Vitória, no Góes Calmon, outra obra iniciada pela Runa. 

Fonte: Pimenta

Homem mata ex e é preso dentro de ônibus que saiu de Jequié

Após assassinar na manhã desta quinta-feira (19), a ex-companheira Adriana Monteiro, 22 anos, com um golpe de faca no pescoço, Ricardo Oliveira de 29 anos, foi preso por policiais militares e civis de Jequié, que interceptaram na BR 116 (Entroncamento de Jaguaquara), o ônibus da Viação Camurujipe, em que ele tentava fugir. 

Adriano teria embarcado no terminal rodoviário de Jequié, no coletivo que tinha como destino Salvador. De acordo com as informações preliminares da Polícia, o criminoso estava residindo nos últimos meses em São Paulo. Ele retornou à casa da ex-companheira, com a qual tinha um bebê com dois meses de nascido. O individuo dormiu na casa da vítima, localizada na região do Alto do Cemitério, bairro Caixa d’Água e após um desentendimento [motivo ainda não divulgado pela polícia) sacou de uma faca de cozinha degolando a mulher com um golpe no pescoço. (Jequié Repórter)

Congresso derruba veto de Dilma e retoma o voto impresso nas eleições

urna-impressa
Um dos vetos da presidente Dilma Rousseff, votados pelo Congresso Nacional nesta quarta-feira (19), que foram derrubados é o que trata do voto impresso. Com isso, a partir das próximas eleições presidenciais, em 2018, a urna eletrônica também vai ter o voto impresso.

Quando esse assunto do voto impresso começou a tomar fôlego no Congresso, o Tribunal Superior Eleitoral fez uns testes, umas simulações. O impacto da nova regra será de cerca de R$ 1,8 bilhão nas próximas eleições. A medida levará à necessidade de impressão de cerca de 220 milhões de comprovantes, levando-se em conta o comparecimento nas eleições de 2014 e os dois turnos de votação.

Do lado da urna eletrônica, vai ter uma maquininha, onde o voto aparece, o eleitor vê pelo visor por um vidro, confirma o voto e o papel vai para um lugar seguro, lacrado e não fica com o eleitor. Na Câmara, o veto foi derrubado por ampla maioria. Foram 368 votos favoráveis à derrubada do veto e 50 contrários, com apenas uma abstenção. Já no Senado, o placar foi de 56 votos pela derrubada e apenas cinco contrários.

O texto vai à promulgação do Congresso Nacional, que comunica a Presidência sobre a decisão.

Policia Civil recupera veículos roubados em Floresta Azul e Itabuna

A Polícia Civil de Floresta Azul com apoio da delegacia de Ibicaraí, recuperou nesta quinta-feira (19), um veículo Uno, de placa HUP 9146, furtado no município de Floresta Azul. O veículo foi recuperado no distrito de Cajueiro Velho, Ibicaraí.

Um outro veículo recuperado pela Polícia foi uma moto Honda de cor vermelha, tomada de assalto na cidade de Itabuna, a moto foi recuperada nesta quinta-feira (19) na cidade de Ibicaraí. O proprietário da moto deve procurar a delegacia de Ibicaraí para retirar o veículo.

ASBAC Sindicato denuncia embuste de peritos não oficiais

O Sindicato dos Peritos Criminais da Bahia – ASBAC - esclarece à sociedade que um pequeno grupo de peritos não oficiais, que fazem parte do sistema policial civil da Bahia, vem disseminando informações equivocadas e confundindo autoridades policiais, judiciais e políticos para que possam atuar sem a presença de Peritos Criminais em locais de crime indo de encontro à legislação vigente, tudo isso com a finalidade de supervalorizar um tipo de vestígio (impressão digital) em detrimento de outros.

O objetivo do Perito Criminal ao chegar em um local de crime é tentar esclarecer o ocorrido como um todo, envolvendo: o que aconteceu? Como aconteceu? Quando aconteceu? Em que ordem aconteceu? Quais pessoas envolvidas (suspeitos e vítimas)?

Para chegar às respostas destas perguntas, o Perito Criminal realiza o exame minucioso e amplo do local de crime, que pode conter diversos tipos de vestígios, os quais ainda poderão ser classificados como ilusórios, forjados ou verdadeiros. Partindo deste principio, caberá ao Perito Criminal analisar de forma meticulosa o local e vestígios encontrados, utilizando-se de técnicas científicas específicas, para então determinar se esses possuem ou não relação entre si, com o local de crime e com o suspeito ou vítima. Cabe ao perito criminal, única e legalmente, analisar e periciar o local de crime, atividade que pode envolver diversas áreas do conhecimento para determinar a dinâmica da ação, tais como balística, DNA, química, impressões digitais, e muitos outros.

É fato que a análise de impressões digitais é feita hoje no estado da Bahia pelos peritos técnicos de polícia civil, porém eles não têm direito nem atribuição legal de coletar impressões sem a presença do Perito Criminal e muito menos sem a sua subordinação e orientação do que deve coletar.

Vamos exemplificar, imaginem uma impressão digital coletada em uma porta e no final do exame pericial o Perito Criminal conclui que o autor entrou e saiu pela janela. Sem esta conclusão do Perito Criminal, a impressão digital de uma pessoa inocente seria inserida em um banco de dados criminal com abrangência nacional, uma verdadeira irresponsabilidade.

Outro ponto de extrema importância é que durante os exames de locais de crime não há de se falar em hierarquia ou superioridade de um tipo de vestígio sobre outro, pois tão importante quanto o próprio vestígio é a sua localização e sua relação com os demais vestígios, momento no qual o Perito Criminal transformará este(s) vestígio(s) em evidência(s), em uma prova material.

A ASBAC salienta que a realização de exames sem a presença do Perito Criminal, além de violar a preservação e isolamento do local de crime, contamina os demais vestígios que por ventura se façam presente e que poderiam ser utilizados para a identificação do autor ou vítima, como por exemplo, o exame de DNA.

Como se pode perceber, coletar um vestígio em local de crime sem a devida análise do Perito Criminal, além de ilegal, leva à falta convicção de que esse possui realmente interligação com o local, autor e vítima; é uma irresponsabilidade de consequências catastróficas, pois, além de alterar o estado das coisas no local de crime, imputam a pessoas inocentes crimes que não cometeram.

Desta forma, todos os Peritos Criminais do estado serão orientados, conforme legislação em vigor, a relatarem em seus Laudos Periciais que o local/exame pericial foi prejudicado devido a realização de exames sem a presença do Perito Oficial, o Perito Criminal.