quarta-feira, 26 de agosto de 2015

AQUÍ E ALÍ, SEMPRE PRESENTE: O REPÓRTER EDNEI BOMFIM





MIX CAR VEÍCULOS -ITABUNA BAHIA

Por: Celso Fernandes

CHEGOU EM ITABUNA E SUL DA BAHIA

Direção: Silvana Estrela.


JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

JESUS QUER MUDAR A HISTÓRIA DA SUA VIDA

(Lucas 18.35-43)(Marcos 10:46-52)

46 E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho
47 e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!
48 E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!
49 Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.
50 Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus.
51 Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver.
52 Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.

Muitas coisas Deus quer fazer na vida do homem.Mas,muitas vezes abrimos de mão das riquezas que Deus tem para nós e passamos a viver em sofrimento,miséria material e espiritual,oprimidos , deprimidos por puro comodismo e limitações que nós mesmos colocamos sobre nós.
A palavra de Deus traz para nós: vida,paz,confiança,esperança,fé.A convicção que temos um Deus que nos ama e está cuidando de nós a todo instante .Ele está apercebido a todos as nossas necessidades e o melhor ,está de mãos abertas para suprir a cada uma.Tenha fé naquele que tudo pode e tem prazer em fazer sobre sua vida.Creia:- Não há problema que Jesus não possa resolver. Não há situação que não possa ser mudada. Não há limites para Deus operar. Não há milagre limitado por Deus.

* Como alcançar o milagre,a benção,a cura,a libertação,a prosperidade ,o que deseja o seu coração...

- Ter um objetivo :

É necessário querer o milagre.
Crer que Jesus pode realizar o milagre .
Bartimeu era cego e mendigo.Situações terríveis.
A cegueira trazia muitos transtornos para sua vida. 
Além de ser cego,era mendigo desprezado e humilhado.
Ele queria mudança de vida ele queria um milagre.
Ele tinha esperança de mudar.

- Ir de encontro ao seu objetivo :

Ele não podia ir até Jesus.Ele não podia correr atrás de Jesus. 
Ele não podia tocar em Jesus.Ele não podia ver Jesus.
Mas ele podia clamar.Ele podia gritar.
Use da arma que Deus colocar na sua mão.
A arma que ele tinha era gritar ,era clamar. 
“JESUS FILHO DE DAVI TEM MISERICÓRDIA DE MIM.”

- Não desista do seu objetivo:

Sempre haverá problemas. Sempre haverá obstáculos.
Sempre haverá barreiras .Assim como haverá opositores.
Sempre haverá alguém querendo que você desista.
Mas não desista do seu objetivo.
- Atitude que faz a diferença: chame a atenção de Jesus para você, para sua vida para seus problemas.Não dê ouvidos a multidão. Nem todos crêem em Jesus.Muitos ouvem Jesus,vêem os milagres que Jesus fazem,mas não acreditam e por isso querem matar a sua fé.
Bartimeu mesmo sendo cego acreditou que aquele que estava passando era o Messias por que ele clamou dizendo “filho de Davi”atributo dado ao Messias profetizado em Is.11.1-3.e interessante observar que um mendigo pobre e cego pôde enxergar que aquele era Jesus ,enquanto os líderes religiosos,pessoas que sábias na lei no conhecimento, que viram os milagres operados por Jesus, recusavam a reconhecê-lo como Messias.

- Lança fora a capa :

E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. 
As vezes nos escodemos atrás de alguma coisa por causa dos problemas que nos aflige.
Bartimeu com certeza por causa dos problemas ,vergonha das pessoas ele se escondia atrás daquela capa.Mas quando Jesus o chamou ,quão grande fé teve aquele Homem ele lançou aquela capa fora.
Não precisamos mais de capa, temos Jesus.
Jesus disse aquele homem: a tua fé te salvou. 
E logo ele saiu glorificando e dava louvores a Deus.

CIPE Cacaueira apreende plantio de maconha em Piraí do Norte

Uma operação realizada, nesta terça-feira (25), por policiais da CIPE Cacaueira apreendeu uma plantação de maconha na zona rural de Piraí do Norte, próximo a Gandu. A polícia chegou à localidade através de denúncia anônima. Os policiais encontraram aproximadamente 2.500 pés da planta.

Na Operação um homem identificado como Gilvan Reis dos Santos foi preso.

CIPE Cacaueira prende elementos com drogas e arma em Ilhéus

Gildevan à esquerda preso com arma  e  Tiago à direita preso com drogas

Policiais da CIPE Cacaueira prenderam na manhã desta terça-feira (25) em Vila Freitas, na cidade de Ilhéus, Tiago Santos da Silva e Gildevan Santos. As duas prisões aconteceram em locais diferentes, porém no mesmo bairro. Com Tiago foram apreendidos drogas, balança de precisão e uma touca preta. Já com o Gildevan, foi apreendido um revolver calibre 38 com seis munições intactas. As prisões aconteceram através de denúncia anônima.

Os dois elementos foram conduzidos para a delegacia de Ilhéus
.

Homem que confessou ter matado mulher e filha dormiu após crime

O acusado de matar a mulher e a filha de oito meses no Ceará confessou à polícia que depois de cometer o crime ele dormiu. Marcelo Barberene Moraes, 37 anos, entrou em pânico ao acordar, segundo depoimento que ele prestou à delegada Socorro Portela.

"O Marcelo disse que foi só quando acordou que viu a besteira que tinha feito. Nesse momento, teria começado a gritar de desespero. Ele alegou que não se lembrava do que tinha feito", disse a delegada ao Extra. Ele não consumiu drogas na noite, segundo a polícia.

Depois, Marcelo encaminhou pelo WhatsApp uma mensagem confessando o crime para uma tia. "A família tinha um grupo no WhatsApp. Após o crime, um familiar mandou uma mensagem falando que Marcelo tinha confessado o crime para uma tia e pedido perdão. A mensagem também chegou no celular da Adriana", acrescentou a delegada.

Adriana Pessoa de Carvalho Moraes, 38 anos, e a filha de oito meses, Jade, foram achadas mortas na manhã de domingo, na casa de veraneio da família, em Paracuru. A mulher foi baleada na cabeça e a filha nas costas. Marcelo inicialmente disse que a casa teria sido arrombada, mas acabou confessando o crime ontem.

"No momento em que fazíamos a nova perícia, ele começou a chorar e confessou o crime. Afirmou que discutiu com a Adriana e pegou a arma que estava guardada em um armário e atirou nas vítimas", disse a delegada.

Mulher se joga da ponte do bairro São Caetano

Na noite desta terça-feira (25) a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros foram acionados com a informação de que uma mulher, até o momento desconhecida, trajando jaqueta rosa e calça escura,  saiu correndo sentido Jardim do Ó - bairro São Caetano e se jogou da ponte. 
O corpo de Bombeiros e a polícia estiveram no local, mas até o momento a mulher não foi encontrada.

Homem é assassinado na feira do bairro Califórnia, em Itabuna








Um homem identificado como Glauber Santos Leles, mais conhecido como “babá” foi morto a tiros na noite desta terça-feira (25) na feira do bairro Califórnia, em Itabuna. 

A vítima foi atingida com pelo menos 8 disparos de arma de fogo. O Samu chegou a ser acionado, mas “babá” já estava em óbito. De acordo com informações, a vítima era usuária de drogas e há pouco tempo havia sofrido uma tentativa de homicídio, sendo esfaqueada. 
Segundo informações de uma testemunha, um homem não identificado chegou a pé e efetuou os disparos. No bolso da vítima foram encontrados cachimbo, faca, cortador de unha e outros pertences. 

O corpo será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica.

Idosa de 65 anos morre queimada dentro de casa em Jequié

Uma idosa de 65 anos morreu queimada dentro de uma casa onde morava, nas proximidades do Complexo Policial de Jequié, na tarde desta terça-feira (25/8). 

De acordo com o Blog Júnior Mascote, Matilde Bispo Lacerda, que estava dentro do imóvel, não conseguiu sair da casa e, mesmo com uma equipe do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros tendo sido acionada, quando chegou ao local a vítima já estava sem sinais vitais. 

As primeiras informações da polícia são de que o incêndio pode ter sido provocado por uma vela acessa. Vizinhos chegaram a ouvir os gritos de socorro, mas não puderam salvar a idosa. Matilde Bispo morava com uma filha, que acabara de sair da casa. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié. (Blog Marcos Frahm)

Alunos da UNIME se queixam da superlotação nas salas de aula e da falta de comprometimento da instituição

Alunos do 1° semestre do curso de Direito da UNIME entraram em contato com a equipe de reportagem do Verdinho nesta terça-feira (25) para expor a insatisfação e a falta de respeito da instituição para com os estudantes.

De acordo com um dos alunos, as aulas começaram no dia 17 de agosto e logo tiveram uma surpresa ao descobrirem que dividiriam a sala com os alunos do segundo semestre.

Os alunos foram até a coordenação e questionaram sobre a situação, tendo como resposta que seria provisória e logo se resolveria. Porém, mais uma semana se passou e os alunos continuaram tendo aula na mesma turma e pegando conteúdos do segundo semestre. Ou seja, matérias importantes para ser ter uma base no início do curso foram ignoradas.

Além disso, a sala que deveria ter no máximo 40 alunos está com 120 em uma única turma. 

Essa não é a primeira vez que estudantes da UNIME entram em contato com a imprensa para reclamar da superlotação nas salas de aula, o que compromete o bem estar e o aprendizado do aluno. 

Os estudantes pedem providências por parte da direção da faculdade.

Homem é preso no Daniel Gomes com drogas, balança de precisão e mais de R$ 5.000 em dinheiro

Um homem foi preso na manhã desta terça-feira (25) no bairro Daniel Gomes, em Itabuna, durante uma Operação da Polícia Militar. Willian Souza Ferreira, 31 anos foi preso com 1 kg de maconha, cocaína e crack em pequena quantidade, balança de precisão e uma quantia no valor de R$ 5.000 em dinheiro.

Willian foi conduzido ao Complexo Policial, outros dois elementos que estavam com o acusado conseguiram fugir. De acordo com informações, Willian já foi preso anteriormente por tráfico de drogas.

Maioria do TSE vota por manter ação contra Dilma

Os ministros Luiz Fux e Henrique Neves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), se manifestaram nesta terça-feira (25) em favor da continuidade de uma ação apresentada pelo PSDB que pede a impugnação dos mandatos da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer. Com os votos, formou-se maioria de quatro ministros, dentre os sete da Corte, favoráveis ao andamento do processo. 

O julgamento, no entanto, foi interrompido por um pedido de vista da ministra Luciana Lóssio. A retomada do julgamento, com a decisão final, ainda não tem data para ocorrer. Em outras sessões, já haviam votado pela continuidade os ministros Gilmar Mendes e João Otávio de Noronha; somente a relatora, Maria Thereza de Assis Moura, votou pelo arquivamento. Além de Lóssio, ainda precisa votar o ministro Dias Toffoli, que preside o TSE. O PSDB aponta abuso de poder político, econômico e fraude na campanha do PT do ano passado, o que, segundo os tucanos, tornaria "ilegítima" a eleição de Dilma. A acusação mais grave aponta "financiamento de campanha mediante doações oficiais de empreiteiras contratadas pela Petrobras como parte da distribuição de propinas", suspeita investigada na Operação Lava Jato. 

Após o julgamento, o advogado da campanha de Dilma, Flávio Caetano, disse que a defesa está “absolutamente tranquila” em relação às doações recebidas. “Isso já foi apurado aqui, quando na prestação de contas se falou isso, o TSE disse que as mesmas empresas que doaram para a Dilma, doaram para o Aécio, o dinheiro não tem carimbo”. Desde a deflagração da Operação Lava Jato, o PT afirma em notas oficiais que todas as doações para a campanha de Dilma recebidas pelo partido foram legais e declaradas nas prestações de contas ao TSE. "O Partido dos Trabalhadores refuta as acusações de que teria realizado operações financeiras ilegais ou participado de qualquer esquema de corrupção. 

Todas as doações feitas ao PT ocorreram estritamente dentro da legalidade, por intermédio de transferências bancárias, e foram posteriormente declaradas à Justiça Eleitoral", diz nota divulgada no último dia 4. A ação de impugnação do PSDB foi protocolada em fevereiro e arquivada no mesmo mês pela relatora, ministra Maria Thereza de Assis Moura. O julgamento atual se dá sobre um recurso do PSDB para reverter o arquivamento e manter a ação em andamento.

Enterrada viva, adolescente grávida consegue pedir socorro, mas morre em hospital

Aos 16 anos, Neysi Perez morava em Honduras, era casada e estava grávida de três meses. Uma noite, ao se levantar para beber água, teve um mal súbito, caiu no chão desacordada e começou a espumar pela boca. 

Horas mais tarde, os médicos decretaram seu óbito e ela foi enterrada. No dia seguinte, o marido da jovem foi ao cemitério e ouviu seus gritos de socorro.

Em entrevista ao Primer Impacto, um canal de TV local, parentes da jovem revelaram que ela não sobreviveu. "Como eu coloquei minha mão em seu túmulo, podia ouvir ruídos no interior. Eu a ouvi batendo e, em seguida, ouvi a voz dela. Ela estava gritando por ajuda", disse o marido.

Desesperados, os parentes conseguiram abrir o túmulo de Neysi horas depois, mas ela já estava inconsciente de novo. Eles encontraram a janela de vidro do caixão trincada e os dedos da moça feridos. 

"Toda a família entrou correndo, quase quebrando a porta do hospital, carregando a menina em seu caixão", contou a médica Claudia Lopez, que fez o segundo atendimento da jovem, que já estava sem nenhum sinal vital.
Os médicos acreditam que Neysi pode ter sofrido um ataque de catalepsia, doença rara em que os membros se tornam rígidos e a pessoa parece estar morta. A pessoa fica o tempo todo consciente e pode passar horas nesta situação. No passado, já existiram casos de pessoas que foram enterradas vivas por conta desse distúrbio.

Em 2014, Janina Kolkiewicz, uma polonesa de 91 anos, despertou dentro de um saco no necrotério 11 horas depois de uma médica ter certificado seu falecimento. "Não havia pulso, não havia sinais de respiração e nem ritmo cardíaco", afirmou Wieslawa Cyz ao jornal local 'Dziennik Wschodni'. A idosa está viva até hoje, segundo informações de sua sobrinha, Bogumila Kolkiewicz. (Correio)

Menina de sete anos é vítima de estupro coletivo em ônibus escolar

Uma menina de sete anos foi estuprada por três adolescentes em um ônibus que faz o transporte de estudantes, no município de Formoso do Araguaia, sul do Tocantins. Segundo a delegada Áurea Batista, responsável pela investigação, a conjunção carnal foi confirmada por exame médico. 

Uma outra menina, de cinco anos, também foi vítima do grupo, mas foi confirmada apenas a prática de atos libidinosos. Os abusos aconteceram no final de junho, mas a polícia só foi informada do caso no dia 4 de agosto. Conforme a delegada, as investigações já foram concluídas e quatro adolescentes foram autuados, sendo três por praticarem os abusos sexuais e o outro por gravar as ações em um celular. Os aparelhos dos quatro jovens foram periciados pela polícia. O caso também está sendo acompanhado pelo Ministério Público Estadual (MPE). 

Conforme as investigações da Polícia Civil, o abuso aconteceu dentro de um ônibus escolar que faz o transporte do assentamento Pirarucu até Formoso do Araguaia. A delegada ainda disse que uma das vítimas relatou o envolvimento de uma menina de 11 anos, que teria induzido as crianças a irem para o fundo do veículo. O fato foi relatado ao MPE e poderá ser investigado. "A questão foi apurada o mais rápido possível devido a idade das vítimas. Agora enviamos a investigação ao MPE, inclusive relatando o possível envolvimento dessa menina", disse a delegada. 

Uma parente de uma das vítimas contou o drama e a sequela que precisará ser tratada. "Ela vai ter acompanhamento de psicólogo. Eu quero apenas que eles sejam punidos pelo que fizeram", comentou. Os adolescentes suspeitos continuam sendo transportados pelo ônibus escolar normalmente. Porém, a delegada já solicitou ao MPE a internação dos menores. O órgão tem 30 dias para responder.

Estresse pode aumentar seu corrimento e afetar sua saúde íntima

Ter corrimentos é completamente normal desde que ele esteja dentro dos padrões da normalidade. Alguns fatores externos, como o estresse, por exemplo, podem alterar o aspecto ou a quantidade da secreção e desencadear outros problemas.

TER CORRIMENTO É NORMAL?
Secreções vaginais são naturais e formadas por material de degradação do meio vaginal. O padrão de normalidade – cor, textura, odor, quantidade – varia de acordo com a fase do ciclo menstrual. No entanto, desconforto, cheio forte e cores escuras como verde e amarelo podem ser sinais da manifestação de algum problema. Além das DST’s – doenças sexualmente transmissíveis- e das doenças causadas por bactérias ou fungos, a qualidade de vida também pode influenciar na saúde vaginal. “Tudo que altera a condição do ph da vagina pode causar corrimento”, explica a ginecologista e obstetra Flávia Fairbank.

Por que Cunha é denunciado e apoiadores do PT não? questiona pastor Malafaia. Assista

O pastor Silas Malafaia gravou um vídeo para comentar a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acusado de receber propina de contratos da Petrobras.

O religioso explicou que não apoiou a candidatura de Cunha para ser reeleito como deputado pelo Rio de Janeiro, pois apoiou a candidatura de Sóstenes Cavalcante, candidato eleito pelo PSD. Mas reafirmou que vibrou mesmo com a eleição de Cunha para o cargo de presidente da Câmara, pois ele derrotou o deputado do PT. “Eu vibrei mesmo, vibrei e vibro até hoje”, declarou. Malafaia, porém, levanta a questão dos reais motivos da PGR ter denunciado apenas Cunha e o senador Fernando Collor sendo que outros políticos – muitos deles ligados ao PT – também foram citados na investigação da Lava Jato.

“Eu não estou fazendo nenhuma acusação leviana contra ninguém, a minha pergunta há vários dias é essa: Por que é que o senhor Procurador-Geral da República, Janot, ele denuncia Cunha e denuncia Collor, mas não denuncia Renan Calheiros, Lindbergh, Humberto Costa, Ciro Nogueira, Mercadante… todos esses foram citados na Lava Jato antes do Cunha”, diz.

O pastor assembleiano acha “estranhíssimo” que gente citada antes de Eduardo Cunha não foi denunciada pela PGR, ele acredita que os políticos ligados ao PT estão sendo protegidos. “O procurador Janot tem que responder, ele deve satisfação para a população brasileira sim, por que os outros que estão envolvidos na questão da Lava Jato não foram denunciados?”

Assista:

Fim da Banda Calypso, anuncia Joelma

A cantora Joelma afirmou nesta terça (25) durante a gravação do programa da Sabrina, da Tv Record, que a banda Calypso vai acabar. Porém segundo a cantora, o grupo cumprirá até dezembro a agenda de shows e compromissos já firmados. 

Segundo o jornal Folha de São Paulo, muitos fãs que acompanhavam a gravação choraram na platéia. A vocalista Joelma e o guitarrista Chimbinha anunciaram na semana passada que estavam separados. Nesta segunda-feira, Chimbinha enviou um comunicado com um pedido de desculpas à Joelma e dizendo estar muito abalado e sofrendo muito. Hoje, Joelma postou aos fãs em uma rede social que está muito feliz com a novo estado civil, nada de tristeza. Chimbinha e Joelma foram casados por 18 anos e tiveram dois filhos.

Conta de luz pode ficar 8% mais cara

A conta de luz deve ficar mais cara ainda este ano. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira a abertura de audiência pública sobre a metodologia de cálculo e cobrança da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE), que é um encargo cobrado nas contas de luz. 

De acordo com o G1, hoje, esta conta é paga pelas indústrias, mas uma decisão judicial obtida pelas empresas determinou que os custos sejam repassados aos consumidores residenciais. Se a determinação for acatada, a mudança deve representar uma alta de até 8% nas contas. Para cumprir a decisão judicial, a Aneel argumentou que antes é preciso realizar audiência pública sobre o tema, já que será preciso definir uma nova metodologia de cálculo, que não está prevista na legislação hoje. 

Pelos cálculos da Aneel, o cumprimento da decisão judicial levaria ao repasse de R$ 1,8 bilhão aos consumidores residenciais via reajuste tarifário. Neste caso, a agência poderia promover novas revisões extraordinárias ainda este ano, explicou o relator do processo, André Pepitone da Nóbrega. *Bahia Notícias.

Ipiaú: Adolescentes sobem em viatura da PM para fazer selfie

Um grupo de adolescentes estudantes do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães, em Ipiaú, resolveu fazer uma selfie inusitada. Três deles subiram no capô de uma viatura da Polícia Militar e posaram para uma foto. O registro teria sido feito dentro do Colégio Modelo. A imagem foi publicada no perfil de um dos garotos que completou a selfie com a mensagem - # Partiu Presídio. 

Em poucos minutos, a publicação recebeu vários comentários, muitos deles criticando a ação dos adolescentes. A publicação foi excluída horas depois. Os adolescentes podem responder por atos infracionais. Em contato com o major Jorge Alexandre, Comandante da Companhia da Polícia Militar de Ipiaú, nossa reportagem foi informada que o Serviço de Investigação está apurando o caso para que sejam tomadas as medidas cabiveis. (Giro em Ipiaú)

Presídios paulistas: relatos selvagens


 Por Luiz Flávio Gomes 
A prisão é um fracasso ou um sucesso? Nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O senso comum diz que é um fracasso (porque pensa na utópica ressocialização do preso). Foucault, ao contrário, dizia que a prisão, como instrumento de dominação, faz um sucesso incrível. Porque ela promove a seletividade da delinquência e dos delinquentes das classes dominadas (preservando desse desprazer as classes dominantes). Dentro dos presídios já nasceram várias organizações criminosas (CV, PCC etc.). O crime se reproduz nos presídios. E é dos presídios hoje que são comandados muitos delitos (cf. Camila Dias). Também para eles é que estão sendo mandados vários “donos do poder” (hoje odiados pelo povo, em virtude da corrupção).
A prisão, assim, está sendo relegitimada (com o processo do mensalão e da Operação Lava Jato). Mas como “universidade do crime”, não respeita absolutamente nada do direito vigente. Pertencem ao reino do Estado policialesco. Em regra, não têm nada a ver com o Estado de Direito. É a lei do mais 

ITABUNA - COELBA ANUNCIA CORTE DE ENERGIA EM PARTE CALIFORNIA E MONTE CRISTO 29 SÁBADO

COMUNICADO IMPORTANTE: AVISO DE DESLIGAMENTO PROGRAMADO


A COELBA INFORMA QUE O FORNECIMENTO DE ENERGIA ELÉTRICA SERÁ TEMPORARIAMENTE INTERROMPIDO NO PROXIMO SABADO DIA 29/08/2015, DAS 09:00H ÀS 12:00H, EM PARTES DOS BAIRROS CALIFORNIA E MONTE CRISTO EM ITABUNA. SERÃO ATINGIDOS OS SEGUINTES LOCAIS: RUA BAHIA, RUA I, RUA B, RUA CURITIBA, RUA GUARANI, RUA LADARIO, RUA LIMEIRA, RUA O, RUA PAULISTA, TRAVESSA SÃO JOÃO BATISTA; RUA DO IMPERADOR. O DESLIGAMENTO SERÁ NECESSÁRIO PARA QUE OS TÉCNICOS DA EMPRESA REALIZEM, COM SEGURANÇA, SERVIÇOS DE MELHORAMENTO NA REDE ELÉTRICA DO LOCAL.

CASO AS CONDIÇÕES ATMOSFÉRICAS NÃO PERMITAM A, PODERÁ SER CANCELADA REALIZAÇÃO DOS TRABALHOS OU OCORRA ALGUMA SITUAÇÃO DE CONTINGÊNCIA QUE IMPOSSIBILITE AS MANOBRAS PARA DESLIGAR A REDE ELÉTRICA.

PARA EVITAR ACIDENTES, A COELBA RECOMENDA QUE EVENTUAIS REPAROS NAS
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INTERNAS OU EM EQUIPAMENTOS SEJAM FEITOS COM A CHAVE GERAL DESLIGADA E OS APARELHOS RETIRADOS DAS TOMADAS MESMO DURANTE O PERÍODO DA INTERRUPÇÃO DE ENERGIA, POIS O FORNECIMENTO PODE SER RESTABELECIDO ANTES DO HORÁRIO PREVISTO.

OPERÁRIOS SÃO RESGATADOS DE TRABALHO ESCRAVO EM OBRA DO GOVERNO FEDERAL NO OESTE BAIANO

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.g1taNYxPa6
Uma força-tarefa coordenada pelo Ministério Público do Trabalho resgatou seis homens que trabalhavam como escravos na construção de casas populares do Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) no município de Santa Rita de Cássia, no oeste baiano. Na operação, foi constatada a condição degradante a que eram submetidos pela Associação Stela Dubois. Os trabalhadores foram contratados para construir casas num assentamento do Incra e vivam em alojamentos insalubres. Um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) foi assinado pela associação, através de seu presidente, Moacyr Fontes de Brito. No documento, a associação se comprometeu a pagar as rescisões de contrato dos operários, a assinatura de carteira de trabalho e as indenizações por danos morais coletivos para os resgatados e para a sociedade. Além das rescisões, que variam de R$1.872 a R$9.908, cada um dos operários resgatados receberá indenização de R$5 mil. O diretor da associação também se comprometeu a indenizar à sociedade em R$130 mil. A verba será revertida para o Fundo de Promoção do Trabalho Decente (Funtrad), que foi instituído pelo governo baiano para financiar projetos e ações em prol de melhores condições de trabalho no estado. A inspeção foi realizada entre os dias 17 e 21 deste mês, a partir de uma denúncia recebida pela Gerência Regional do Trabalho e Emprego do município de Barreiras. Os operários dormiam em alojamentos improvisados, sem sanitários, condições mínimas de higiene nem remuneração adequada. Além disso, eles não tinham acesso a água potável, nem a locais para armazenar e preparar alimentos. Ainda se constatou que a Associação Stela Dubois burlou o sistema da Caixa Econômica Federal ao atuar como empreiteira, quando o projeto se destinava a financiar construções em regime de mutirão. Ela havia acertado com os operários um valor a ser pago por cada casa construída, inferiores ao piso salarial da construção civil na região. A associação, a partir de agora, deverá registrar em carteira os funcionários e pagar os salários até o quinto dia útil do mês. Também deverá proporcionar melhores condições de alojamento, com água encanada, energia elétrica, sanitários, refeitórios ou cozinha. O TAC ainda impede a terceirização dos operários. A obra fiscalizada previa a construção de 25 casas em assentamento do Incra na Vila Pa, Beira-Rio, a cerca de 20km do centro de Santa Rita de Cássia. A associação também não poderá contratar pedreiros para atuar no programa de habitação rural.

HOMENAGEM DO 15º BPM

POLÍCIA MILITAR APREENDE 96 BANANAS DE DINAMITE EM JEQUIÉ

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.86hv_tag1-
Policiais militares do Grupamento de Ações de Buscas Táticas e Repressivas (Abutres) encontraram, na noite desta segunda-feira (24), 96 bananas de dinamite escondidas em uma casa em construção na cidade de Jequié, no sudoeste baiano. Segundo o site Jequié e Região, os agentes realizavam uma operação na região quando, por volta das 20h, flagraram indivíduos com atitude suspeita próximo à obra. Os policiais anunciaram a abordagem, mas os suspeitos fugiram. As dinamites encontradas estavam prontas para uso e foram entregues na Delegacia de Polícia.