quarta-feira, 22 de julho de 2015

ACONTECEU OU VAI ACONTECER, O JORNALISTA EDNEI BOMFIM ESTÁ COM VOCÊ.

Ele não come história de ninguém e é duro na queda.

POVO DE ILHÉUS ABRAÇA ADVOGADO JERBSON MORAES E GARANTE APOIO NA SUA TRAJETÓRIA POLITICA.

DELEGADO NORBERTO TEIXEIRA E SUA AMADA ESPOSA TÂMARA.

Parabéns aos eternos namorados,

As diferenças entre união estável e “namoro qualificado"

Decisão do STJ que frisa a necessidade do objetivo de constituir família para caracterizar o instituto deve impactar decisões futuras.

Se simpatia é quase amor, namoro, mesmo qualificado, não é união estável. Recente decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) determina que o objetivo de constituir família é o que caracteriza a união estável, a despeito da convivência pelo período que for. Em análise do recurso de um homem que, depois da separação, fora condenado a partilhar um imóvel comprado antes do casamento, a Terceira Turma do STJ deu a ele ganho de causa ao reconhecer que o período em que moraram juntos antes do matrimônio não constituiu união estável e portanto não pode ter efeitos patrimoniais.
O relator da ação no STJ, ministro Marco Aurélio Bellizze, considerou que o propósito de constituir família “não consubstancia mera proclamação, para o futuro, da intenção de constituir uma família”. “Tampouco a coabitação, por si, evidencia a constituiçãode uma união estável (ainda que possa vir a constituir, no mais das vezes, um relevante indício). Este comportamento, é certo, revela-se absolutamente usual nos tempos atuais, impondo-se ao Direito, longe das críticas e dos estigmas, adequar-se à realidade social”, observa o magistrado em seu voto.

Namoro qualificado

Bellizze inova em seu relatório, ao introduzir o conceito de “namoro qualificado” para marcar os limites da união estável. “O que o STJ chama de namoro qualificado é a relação que não tem o propósito de constituir família, com ou sem filhos, mesmo que haja coabitação”, explica Carlos Eduardo Pianowski, professor de Direito de Família da Universidade Federal do Paraná (UFPR). “Além de ser pública e duradoura, a união estável se caracteriza por um terceiro aspecto, subjetivo, que se revela pela conduta: a intenção de constituir família. É nesse ponto que se coloca a diferença entre namoro qualificado e união estável”, afirma.
A decisão do STJ deve ter grande influência nas sentenças de juízes por todo o Brasil, principalmente após a entrada em vigor do novo Código de Processo Civil, no ano que vem. “Hoje o que se tem nos Tribunais Superiores é uma orientação, que não precisa ser seguida. O novo Código impõe a observância dos precedentes”, explica Pianowski. “O magistrado que não concordar com o STJ terá que atacar diretamente os fundamentos da decisão, para provocar a superação do precedente. O novo CPCreconhece o que a literatura diz há muito tempo: jurisprudência é fonte de Direito”, observa o professor da UFPR.
Para Pianowski, a tendência é que a figura jurídica intermediária do namoro qualificado passe a ser reconhecida pelos tribunais.
As diferenas entre unio estvel e namoro qualificado

Cartorário considera que há “monetarização do afeto”

O cartorário Ângelo Volpi considera que há uma tendência de os casais buscarem arranjos alternativos, registrando em contratos o que há de específico em suas relações, inclusive patrimoniais. “Integro o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFam) e em todos os encontros discutimos a questão da monetarização do afeto, a questão financeira nos relacionamentos amorosos”, diz. “Vivemos numa sociedade de mercado, em que se misturam a vida afetiva e as questões patrimoniais”, completa.
Volpi é contra a realização de contratos de namoro, embora já tenha feito alguns. “Eu já fui a favor e mudei de posição, após estudar muito o tema, bastante delicado. Temo que um contrato de namoro em algum momento possa servir para provar o contrário, apontando uma união estável onde não há”, afirma. “O limite entre os tipos de relacionamento é muito tênue. A definição legal de união estável ficou muito aberta”, justifica.
O tabelião é o primeiro a perceber a necessidade de evolução do Direito, pois é no cartório que as pessoas vão bater para fazer valer legalmente o que estão vivendo na prática, aponta Volpi.

O que diz a Lei:

Constituição Federal estabelece em seu artigo 226 que a família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado. O parágrafo 3º reconhece a união estável como entidade familiar, devendo a lei facilitar sua conversão em casamento.
A Lei 9.278/96 determina que a união estável é caracterizada pela convivência duradoura, pública e contínua estabelecida com objetivo de constituição de família.
As diferenas entre unio estvel e namoro qualificado

Estudantes criam dispositivo que impede uso de moto sem capacete

Marcelo e Poliana, 16 anos, idealizaram projeto após acidente de amigo. Ideia foi premiada na Bahia e deve ser apresentada em feira de tecnologia.

Dois jovens de 16 anos, moradores do município de Conceição do Coité, no semiárido baiano, desenvolveram um dispositivo que inviabiliza o acionamento de motos sem uso de capacete. Os autores do projeto são Marcelo Oliveira Pinto e Poliana Mascarenhas, ambos estudantes do Colégio Estadual Polivalente. Ele cursa o primeiro ano do ensino médio, ela o segundo.
Marcelo Oliveira, Trerza Cristina e Poliana Mascarenhas na Milset, em Fortaleza (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)
Marcelo montando dispositivo no capacete (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Em entrevista o G1, Marcelo Oliveira detalhou que o dispositivo foi idealizado após um colega de escola ter sofrido um acidente de moto e ficado quase um mês em coma. “O acidente ocorreu em 2014 e, até hoje, ele não se lembra de algumas de coisas e, às vezes, apresenta uns problemas na fala”, fala sobre as sequelas. O jovem ferido na queda estava sem capacete e bateu a cabeça no chão.

Diante da queda do amigo, Marcelo relata que professores e alunos da escola iniciaram uma série de pesquisas a fim de identificar a existência de dispositivos que impedissem o acionamento de motos sem capacete. “Inicialmente, não achamos. Eu e Poliana [amiga] seguimos em frente com as pesquisas e, em quatro dias, encontramos uma solução”, revela.

Marcelo detalha que montou um equipamento que é encaixado na ignição da moto e dentro do capacete, que são interligados via transmissão de rádio. “Quando a pessoa coloca o capacete, um botão é acionado permitindo que a moto seja ligada. Caso contrário, ela não liga”, explica.
Segundo informações, Adriano levava em um dos seus bolsos, um bilhete com um nome e número de uma mulher, neste bilhete havia um pedido para que essa mulher fosse avisada sobre o acidente.
Adriano-Baterista
O músico, Adriano Sousa da Silva, conhecido no meio musical como Adriano Baterista, integrante do Forró Cavalo de Pau, faleceu na noite de domingo (12) vítima de um grave acidente automobilístico. 

O acidente aconteceu na BR 116, município de Horizonte no estado do Ceará, o automóvel guiado por Adriano colidiu gravemente com um poste e o músico teve morte instantânea.
baterista 2
Segundo a página “Plantão de Polícia – Horizonte e Região”, Adriano levava em um dos seus bolsos, um bilhete com um nome e número de uma mulher, neste bilhete havia um pedido para que essa mulher fosse avisada sobre o acidente, levando a polícia a acreditar que o baterista cometeu suicídio. Tal hipótese, é reforçada pela última postagem feita por Adriano, através do seu perfil pessoal na rede social Facebook, que trazia a seguinte legenda: “Adeus amigos essa é pra vocês lembrarem de mim”, a postagem foi deletada por familiares, após o acorrido.

Adriano tinha 29 anos e fez parte da banda Banda Brasas do Forró, em seguida ingressou no Grupo SomZoom através do Forró Mel com Terra e atualmente integrava o Forró Cavalo de Pau, que recentemente ganhou destaque na mídia com a entrada da cantora Kátia Cilene.

A banda emitiu um comunicado sobre o acontecido ao mesmo tempo que prestou uma singela homenagem ao músico publicado através do seu perfil oficial nas redes sociais.

Vídeo abaixo mostra uma das últimas apresentações do baterista Adriano. Registro foi feito pelo “Blog Fernando Melo” na noite de sábado da vaquejada do Parque Maratá em Trizidela do Vale (MA).

Assista:


Morre a segunda filha do Radialista Carlos Barbosa que sofre um novo golpe da vida ao perder Katty

O coração costuma pregar muitas peças, como dizem por aí os apaixonados. Mas, esse órgão, que mantém o ser humano vivo em todos os sentidos, também é capaz de destruir sonhos e dilacerar uma família. O radialista e repórter da Rede Record Bahia, Carlos Barbosa, sabe bem o que é isso. Ele acaba de sofrer mais um golpe dado pela vida.

Quase quatro meses após ter perdido a filha Camila, Carlos amarga, agora, a dor da perda da outra herdeira: Katty Barbosa Souza, de 31 anos. A moça se despediu da vida na noite de ontem (21). Ela estava internada na cidade de Salgueiro, em Pernambuco, aguardando um transplante de coração. Assim como a irmã mais nova e a mãe, morta há muitos anos, Keith também sofria de problemas cardíacos – uma anomalia rara que desafia a medicina.

No domingo (19) à noite, dia do aniversário de Carlos, a alegria deu lugar ao desespero. Um tio de Katty ligou para o radialista, dando uma notícia que ele jamais gostaria de receber. Os médicos que acompanhavam a moça tinham constatado morte cerebral. Barbosa viajou para Salgueiros e, segundo amigos próximos, o repórter não queria acreditar no que estava acontecendo.
Camila e Katty

E realmente, diante de um turbilhão de emoções desse, tudo o que qualquer pessoa queria era despertar e saber que tudo não havia passado de um pesadelo. No entanto, a realidade é outra e dura, muito dura. O coração de Katty não conseguiu esperar por outro e o coração de Carlos parece que vai explodir de tanta dor.



Agonia compartilhada

Barbosa, batizado por Tom Ribeiro como “Espigão”, além de ser um ótimo e experiente comunicador, também é carismático e irreverente. Sua agonia é compartilhada por centenas de pessoas, entre amigos, colegas de trabalho e fãs, que conquistou ao longo de sua carreira como repórter policial.  A amiga e colega Silmara Souza não conseguiu controlar a emoção ao falar sobre isso no rádio. "É hora do pessoal que gosta dele orar por ele, porque não é fácil se perder duas filhas em tão pouco espaço de tempo. Quero desejar para o Carlos que ele tenha força e que Deus possa estar confortando o coração dele", disse. 

O corpo de Katty será transladado para Itabuna e deve chegar até o fim da tarde. Será velado no SAF. O dia e o horário do sepultamento ainda não foram confirmados.  Como a irmã mais velha, Katty tinha herdado o carisma e a alegria do pai. A morte prematura da eterna menininha, de sorriso largo e espontâneo, pegou a todos de surpresa. Mensagens de pesar são postadas a todo instantes nas redes sociais. Ela deixa duas filhas pequenas – Pâmela e Laura.

Mesmo em meio ao “redemoinho” provocado pela perda, um gesto comove e serve de exemplo. Katty se foi, mas os órgãos dela vão continuar vivos dentro de outras pessoas. A família autorizou a doação, assim como a retirada do coração para estudos científicos.  

No momento, Carlos Barbosa é só dor e tristeza. Somente o tempo poderá apaziguar todo esse sofrimento. Júnior, o filho caçula, certamente o ajudará nessa caminhada e os dois tentarão seguir a vida, mantendo vivas as lembranças de Camila e Katty. 

SUSPEITO DE ABUSAR DE TRÊS CRIANÇAS OBRIGOU MENINO A ESTUPRAR A PRÓPRIA IRMÃ NO CEARÁ

49bkiyloce_6k3sute2fi_file
Um homem de 35 anos é suspeito de estuprar pelo menos três crianças em Caucaia, região metropolitana de Fortaleza, no Ceará. Daniel Araújo de Souza está preso e nega as acusações.
De acordo com a polícia, o suspeito trafegava de motocicleta em ruas perto de uma escola e forçava as vítimas, geralmente meninas, a subirem no veículo. Souza as levava até um terreno baldio onde praticava os estupros. As vítimas identificadas são crianças de 9, 10 e 11 anos. Duas delas conseguiram reconhecer o suspeito. Segundo a delegada do caso, Ivana Timbó, a outra está extremamente abalada e, por isso, não conseguiu fazer o reconhecimento.

PÂNICO E MUITOS TIROS MARCARAM A MANHÃ DESTA QUARTA- FEIRA NO CENTRO DE EUNÁPOLIS

Al6NW0XCDn3U78UwZr5bMAMXXg_X8NdUbF4zK-93V2qb
ApfdJxXsToNZFlqcR8OxzE7u0tV-ny4ddoloBwTJIE3t
AkJc3PwyaJQgGUtBqdsSamFVXNP9facsnnS9L2Lqn-PP
Corre, corre, gritaria e muitos tiros marcaram a manha de hoje (22) o centro de Eunápolis. Dois motoqueiros perseguiram um carro e mataram um dos ocupantes. Outro passageiro do veículo ficou ferido nas costas.
De acordo com informações, Ivanildo Cândido Souza, 32 anos,  veio de Itabela, com mais três pessoas, buscar Romário Bredoff, 22 anos, que havia acabado de sair do presídio de Eunápolis.
Segundo ele, o automóvel passou a ser seguido por uma moto preta já na BR-101. Para tentar se livrar dos supostos bandidos, o condutor falou que entrou na zona urbana e foi buscar abrigo no quartel da PM, que fica na Avenida Presidente Kenedy, mas errou o portão principal.
Então, ele se deslocou para a Avenida Duque de Caxias e a perseguição continuou. Os dois ocupantes da moto dispararam várias vezes contra o carro, que teve que parar devido ao trânsito intenso no local.
Os ocupantes do Uno desceram e saíram correndo a pé. Valdir Braga Bredoff, idade não divulgada, foi atingido no pescoço, cabeça e costas e morreu no pátio de uma empresa. Ele era tio de Romário. Ficou ferido o irmão de Romário, Leandro Bredoff da Silva, 18 anos.
Leandro já recebeu alta e, juntamente com o motorista, prestam depoimento na delegacia da cidade. A polícia suspeita que o alvo dos assassinos fosse Romário, que tinha cumprido pena de quatro anos pelo roubo de uma fazenda em Itabela.

MAIS UMA TENTATIVA DE HOMICIDIO EM ITABUNA

AgjM2JFQmniDr6JomYd87E_LLAiBC59hvpy3_42fJw2z
Ah6XyrC7nciAONXf4QYcPxuNbL8lzkV90-cJ9D1xgzaf
Um homem ainda não identificado foi baleado na Rua São João Batista, bairro Santo Antônio, próximo a Escola Cultural, no final da manhã desta segunda feira
Três tiros foram disparados, um  atingiu a vítima no abdômen. De acordo com informações, elementos em um carro preto efetuaram os disparos. A vítima foi socorrida pelo Samu, e levada para o Hospital de Base.

REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL DEVE SER VOTADA EM 2º TURNO PELA CÂMARA EM AGOSTO

xIMAGEM_NOTICIA_5.jpg.pagespeed.ic.hk5wrUleMj
O Plenário da Câmara dos Deputados deve votar em agosto, em segundo turno, a proposta de emenda à Constituição (PEC 171/93) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos – como estupro e latrocínio – e também para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. De acordo com a Agência Câmara Notícias, o texto foi aprovado em primeiro turno no início de julho. Com 323 votos favoráveis e 155 contrários, o Plenário aprovou uma proposta um pouco mais branda do que a que havia sido rejeitada um dia antes, por não ter atingido número suficiente de votos. A matéria aprovada foi uma emenda apresentada pelos deputados Rogério Rosso (PSD-DF) e André Moura (PSC-SE). Esse texto excluiu da proposta inicialmente rejeitada os crimes de tráfico de drogas, tortura, terrorismo, lesão corporal grave e roubo qualificado entre aqueles que justificariam a redução da maioridade. Pela emenda aprovada, os jovens de 16 e 17 anos deverão cumprir a pena em estabelecimento separado dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e dos maiores de 18 anos.

A CASA CAI EM IPIAÚ, E QUADRILHA É DESARTICULADA

ApnJ5Q4m_7zSNNBSzIWfiWn988LMxjYPNIH4iMHyq-sk
AioZgyY7wxPGd1tFE_L3pcAecrdwVRjxa73cwCin1UyC
Uma quadrilha composta por 4 homens  que vinha aterrorizando  comerciantes, cometendo roubos em Ipiaú é desarticulada por policiais militares do PETO da 55a CIPM. Foram apreendidas duas pistolas, calibres 7.65 e 9mm e drogas, pedras  de Crack e dinheiro. Os nomes dos indivíduos não foram revelados.
Por: Karla Menezes

BANCO ARROMBADO NESTA MADRUGADA

11015736_876972095702924_8052501721472294963_n
br1
Am10iGBgiVYL0UkICCbuxgHK3g5io1C9HyyrL_fl61FiAhCc41LE8-oz01dB3JVrugMMv28ua12jwYdWeSFY81rm
Foram cerca de 18 homens, que nesta madrugada de quarta feira(22) detonaram com bananas de dinamite, uma agência bancária na cidade de Cansanção . A policia ainda não tem pistas dos criminosos.11693884_876972075702926_6685165767099202198_n

TENTATIVA DE MORTE NO SANTA LUZIA

No final da noite de ontem, terça-feira, 21, por volta das 23h10, houve uma tentativa de homicídio na Rua Vital Brasil, próximo ao Mercado do Alan, no bairro Santa Luzia, em Barreiras.cCEaju7
Segundo informações, dois indivíduos desconhecidos a bordo de uma motocicleta teria disparado cerca de 15 tiros, vindo a atingir apenas um tiro no braço de quem seria o alvo, o jovem José Santos, de 20 anos. 
José Santos relatou aos policiais militares que o mesmo tem passagens pela polícia. O mesmo foi socorrido no local por uma equipe do SAMU e depois encaminhado para o Hospital do Oeste, mas não corre risco de morte.

ITAJU DO COLÔNIA: SUCESSO DE PÚBLICO NA FESTA DE 53 ANOS DA CIDADE

FESTA ITAJU.Still004
Foram três dias de festa em comemoração aos 53 anos do município de Itaju do Colônia, o município  recebeu um bom público local e regional durante a realização dos festejos.dia 17, aconteceu a formatura do PROERD, logo em seguida missa na Igreja Santo Antônio, dia 18,durante todo dia foi realizada a Feira de Saúde e da Assistência Social , com prestação de serviços, emissão de documentos, sem custos, para população, distribuição de cestas básicas e cobertores para comunidade. Também foram instalados stands onde as pessoas fizeram  consultas médicas, testes de glicemia, aferição de pressão entre outros.
Untitled-1
No domingo 19, pela manhã hasteamento da Bandeira, para os amantes de Cavalos, durante dois dias  aconteceu a Equiprovas, que teve o apoio total da prefeitura de Itaju do Colônia, com premiação de mais de 10 mil reais. Ainda durante a comemoração, os jovens do distrito de Palmira receberam da prefeitura os instrumentos da fanfarra, felizes eles fizeram um belo desfile pelas ruas de Itaju, recebendo os aplausos do povo
fan
00093.MTS.Still001
Os alunos da oficina de judô do CRAS, também receberam Kimonos, o Prefeito Edinaldo, explanou para os alunos a importância da prática de esportes para a qualidade de vida das pessoas, contribuindo para a formação do cidadão de bem, além das perspectivas da revelação de talentos, proporcionando oportunidades para que se tornem grandes ídolos no meio esportivo.

IMGA0114
No final da tarde  foi  inaugurada a nova sede do CREAS – Centro de Referência em Assistência Social, na solenidade esteve presente representando o Governador da Bahia Rui Costa,  o Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, Vital Bento, assessor regional, do deputado Rosemberg Pinto,  presidente da Câmara de Vereadores, Jota Alves, toda equipe que faz parte da gestão do prefeito padre Edinaldo e a comunidade em geral.
IMGA0123
A nova sede será referência permanente do serviço, favorecendo o acesso e garantindo maior privacidade ao usuário. Ao inaugurar o novo espaço, o prefeito Edinaldo Martins, parabenizou a toda a equipe da Secretaria de Assistência Social, pelo empenho em melhorar sempre os serviços ofertados à população. Também fez questão de destacar a qualidade da obra realizada pela equipe da Construtora Cabral e Rocha LTDA, que tem a frente o Jovem, Maurício Cabral.
00102.MTS.Still002
O prefeito e a secretária de Assistência Social, Dinha Vieira, fizeram o descerramento da placa inaugural e, em seguida, todos foram convidados a conhecer a nova sede.O espaço abrange salas de Atendimento Familiar, Salas de Atendimento Individual, Sala Multiuso, Sala de Coordenação/Administração, Copa, Área de Serviço, banheiros, Jardim, acesso e espaço externo.
00100.MTS.Still00100106.MTS.Still00100105.MTS.Still00200100.MTS.Still006
Em seguida as comemorações continuaram com um grande público para prestigiar os shows de Serginho de Goiás, Gilney, e a grande sensação do momento a Vingadora. 
IMGA0035
Agradecemos a Deus e a todos que direto ou indiretamente nos ajudaram a realizar a festa de 53 anos de Itaju do Colônia , obrigado a todos os colaboradores, a todas as bandas que participaram e aos que ajudaram na ornamentação, na segurança e principalmente  a você folião, você que veio, brincou, se divertiu e recebeu os turistas de braços abertos,
bandasIMGA0014
provamos que com força de vontade e planejamento, mesmo com pouco recurso, se faz uma grande festa- Agradeceu o prefeito Padre Edinaldo Martins.

Ordem militar para ‘abater delinquentes’ em massacre deve ser investigada


Imágenes hechas después de la masacre de Tlatlaya.

Um documento militar revelado recentemente parece indicar que o massacre de 22 pessoas, cometido em junho de 2014, no México, não foi o resultado de um enfrentamento entre soldados e um grupo criminoso, como informaram as forças armadas, mas uma ordem de "abater delinquentes”. Isto refere-se ao fato de que, no dia 30 de junho de 2014, 22 pessoas, que supostamente pertenciam a um

Ex-prefeito é acusado de roubar verbas

O Ministério Público Federal denunciou o ex-prefeito de Arataca, Agenor Birschner; a atual vice-prefeita Juliana Fraga e Sidiomar da Silva Santos. O trio é acusado de desviar dinheiro repassado ao município pelo governo federal.

Segundo representação à Justiça Federal, Agenor, Juliana e Sidiomar roubaram verbas do Fundo de Desenvolvimento do Ensino Fundamental, do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil e do Nacional de Alimentação Escolar.

As investigações indicam que os crimes ocorreram em 2007 e 2008. As falcatruas foram descobertas a partir das fiscalizações da Controladoria Geral da União, que resultaram na instauração de inquérito policial.

De acordo com o Ministério Público, Agenor, Sidiomar e Juliana Chagas cometeram os crimes de formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva, fraude em licitações e crime de responsabilidade.

SAC DE ILHÉUS NÃO ESTÁ EMITINDO CARTEIRA DE IDENTIDADE

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Ilhéus não está emitindo, temporariamente,  carteira de identidade.
Segundo o coordenador do órgão, Thiago Borges, uma descarga elétrica ocorrida na última quinta-feira (16), danificou um dos equipamentos responsáveis pela transferência de dados com o Instituto de Identificação Pedro Mello, impossibilitando a confecção dos documentos.
Borges recomenda que, antes de se dirigir ao SAC para usar o serviço, o interessado entre em contato, pelo número 3633-7830, para verificar se já está sendo expedido o RG.

Aprovação do governo Dilma cai para 7,7% e 62,8% são a favor de impeachment

Com relação à economia, para 55,5% dos brasileiros a oferta de emprego deve piorar e metade deles teme ficar sem trabalho

Governo é considerado de forma positiva somente por 7,7% dos entrevistados
Alan Sampaio/iG Brasília - 21.5.15
Governo é considerado de forma positiva somente por 7,7% dos entrevistados
Pesquisa CNT/MDA divulgada na manhã desta terça-feira mostra que 52,4% dos entrevistados consideram o governo da presidente Dilma Rousseff como péssimo. A esses somam-se 18,5% que consideram a gestão da petista como ruim e Dilma chega ao pior índice de popularidade da série histórica feita pela CNT. O governo é considerado de forma positiva somente por 7,7% dos entrevistados. Foram ouvidas 2.002 pessoas, em 137 cidades de 25 estados, das cinco regiões, entre os dias 12 e 16 de julho de 2015.
O pico negativo de Dilma havia sido verificado no levantamento anterior, feito em março, quando a presidente registrou 11% de popularidade. Em relação ao desempenho pessoal de Dilma, somente 15,3% aprovam a gestão dela, contra 79,9% que desaprovam. Neste aspecto, Dilma também bateu recorde, já que o pico de reprovação era de 78%, registrado em março.
Os dados refletem a crise política atual: 62,8% das pessoas são favoráveis ao impeachment da presidente.
Lava Jato
O levantamento mostrou que 78,3% dos entrevistados acompanham ou ouviram falar das denúncias relacionadas à Operação Lava Jato. Destes, 69,2% acham que a presidente é culpada pela corrupção investigada na operação. Ainda neste universo, 65% consideram que o ex-presidente Lula é responsável
Dentro desse universo, 40,4% acham que o maior culpado na Lava Jato é o governo, 34,4% acreditam que os partidos políticos são os responsáveis, 14,2% culpam os funcionários das empresas e somente 3,5% responsabilizam as construtoras.
Para 78,1% dos entrevistados, as empresas devem ser proibidas de fazer doações a campanhas políticas.
Eleições
Para 44,8% da amostra, se o candidato tucano Aécio Neves (PSDB) tivesse vencido as eleições presidenciais de 2014, o governo dele estaria melhor do que o de Dilma; 36,5% acreditam que estaria igual e, para 10,9%, o cenário poderia ser pior.
Se as eleições fossem hoje, num cenário com Aécio Neves, Lula, Marina e Bolsonaro, Aécio ganharia com 35,1% dos votos. Lula teria 22,8%, Marina, 15,6% e Bolsonaro, 4,6%.
Para 78,1% dos entrevistados, empresas devem ser proibidas de fazer doações a campanhas políticas. 67,5% acreditam que não deve haver reeleição.
Economia
A pesquisa também abordou questões ligadas à economia. Quando o tema foi emprego, somente 15% acreditam que o quadro poderá melhorar. Para 55,5% o cenário deve piorar e 27,5% acreditam que tudo ficará igual. Sobre renda, a maioria crê que o panorama deverá ficar igual, 50,2%. Para 33,7% vai diminuir e 13,8% acreditam que a renda vai aumentar.

Detran flagra empresas de placas irregulares em Ilhéus

Duas empresas que comercializavam placas veiculares em Ilhéus, não passaram pela fiscalização da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), nesta terça-feira (21). Elas estavam com o alvará de funcionamento vencido desde dezembro do ano passado, o que implica em não preencher os requisitos para o credenciamento no Detran. “Sem o alvará em dia, as empresas não vão conseguir renovar a prestação do serviço junto ao Detran, ficando impossibilitadas de exercer essa atividade na cidade”, disse Vânia Oliveira, coordenadora de fiscalização. Além de fiscalizar empresas de placas, o Detran realizou blitz na Avenida Itabuna, onde 350 veículos foram abordados e 15 apreendidos. O que mais chamou a atenção foi uma van apreendida, que apresentava péssimo estado de conservação, não possuía equipamentos de porte obrigatório e de segurança, nem documento de licenciamento.
agravo

Homem é preso ao pedir legalização de sexo com crianças

Um homem de 22 anos havia acabado de deixar a cadeia, quando decidiu escrever uma carta ousada à ministra do interior do Reino Unido. Segundo o 'Daily Mail', o rapaz pediu para Theresa May que legalizasse o sexo com crianças.


Além de prender o homem, a polícia identificou que ele possui mais de mil fotos de crianças em poses sensuais e cenas obscenas. Durante investigação, os policiais também identificaram que ele havia pesquisado na internet sobre assassinatos de menores e grupos de escoteiros para meninas da cidade em que vive.

O acusado está preso e teve pena estendida em mais de oito anos. De acordo com o juiz Stephen Ashurst, responsável pela sentença, o pedófilo é "uma verdadeira ameaça".


Caminhão-cegonha tomba e cai em ribanceira da BR-116

Um caminhão cegonha tombou na BR-116 e caiu em uma ribanceira no trecho conhecido como Serra do Mutum, perto de Jaguaquara, região sudoeste da Bahia. O acidente aconteceu na tarde desta terça-feira (21).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, apenas o motorista estava no caminhão e ele sofreu lesões leves. Os carros ficaram danificados parcialmente. Ainda não há informações sobre a circunstância do acidente.

Jovem se finge de morta e escapa de atentado que matou namorado, em Teixeira de Freitas

Uma jovem de 17 anos sobreviveu ao se fingir de morta após ser atacada a tiros por dois homens enquanto andava de bicicleta com o namorado na cidade de Teixeira de Freitas, região sul da Bahia. O rapaz foi baleado e morreu no local. De acordo com a polícia, o casal seguia na mesma bicicleta, na noite de segunda-feira (20), quando dois homens que também estavam em uma bicicleta passaram pelos jovens e atiraram contra eles. Com o ataque, a adolescente caiu, se fingiu de morta e só saiu do local após após a fuga do atirador. “Ela nem foi atingida. Só o namorado, que não resistiu. Ninguém ainda foi preso e estamos investigando as motivações”, afirma o delegado Marcus Vinícius de Almeida. Ainda segundo a polícia, o adolescente morto já foi detido por roubo e a jovem, por receptação de produtos roubados. (G1Bahia)


Justiça reintegra Prefeitura de Itabuna em terreno na Roça do Povo

Acompanhado da Guarda Civil Municipal um oficial de Justiça cumpriu na manhã de hoje mandado de intimação expedido pelo juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Ulysses Maynard Salgado, para a desocupação de terrenos invadidos na região da Roça do Povo, em Ferradas, por um grupo de cerca de 200 pessoas, que a partir de agora terão 10 dias para deixar o local. Na área, a Prefeitura de Itabuna pretende implantar parque empresarial com suporte logístico para a geração de emprego e renda no município.
De acordo com o subprocurador Mateus Santiago Santos Silva, a decisão judicial tem de ser cumprida no prazo previsto, sob pena de a Justiça determinar o despejo dos invasores.   O mandado de intimação cumprido hoje foi expedido em nome de Aurelino Ribeiro de Matos e outros que não poderão alegar desconhecimento da decisão judicial. Além disso, há oito meses a Vara da Fazenda Pública tinha publicado Edital para que Alseni Silva Araújo, outro suposto líder da invasão, também tomasse conhecimento da Ação de Reintegração de Posse ajuizada pela Prefeitura.

Justiça determina cirurgia de criança de Eunápolis, nos EUA

O juiz da 10ª Vara Federal de Minas Gerais, Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes, deferiu a antecipação da Tutela requerida por Pedro Gomes de Oliveira, o Pedrinho, representado pelos seus pais, que obriga a União a patrocinar integralmente uma cirurgia de transplante multivisceral nos Estados Unidos. Pedrinho nasceu em 14 de julho de 2014 com uma doença rara e dois dias após foi transferido para uma UTI em Belo Horizonte, onde aguarda a cirurgia. O garoto nasceu em Eunápolis e o tratamento está orçado em US$ 1 milhão. A decisão foi publicada na manhã desta segunda-feira (20). O juiz fixou o prazo de 10 dias para que sejam adotadas todas as providências cabíveis, inclusive a remoção de Pedrinho aos Estados Unidos e sua internação no Hospital Jackson Memorial Medical, em Miami, sob pena de multa diária de R$100.000,00 (cem mil reais), a ser contado da data da intimação, através do Ministério Público Federal. Depois disso, a União terá um prazo de 10 dias para impugnar ou pedir especificação de provas. (Teixeira News)

Presos fogem pelo telhado de delegacia, em Brumado

Quatro homens fugiram pelo telhado da delegacia de Brumado, no sudoeste da Bahia, na noite de segunda-feira (20).

De acordo com o delegado da cidade, Romilson Dourado, os presos arrombaram o cadeado da cela onde estavam, invadiram o pátio da delegacia e quebraram uma das vigas de estrutura do teto.

“Acreditamos que pelo fato da delegacia ser em um local de passagem de muitas pessoas, próxima à rua, alguém pode ter jogado a barra de ferro e o macaco hidráulico para dentro da cela. Estamos investigando”, relatou Dourado.

Os homens ainda estão foragidos e a polícia está em diligência em busca dos criminosos. Três estão sendo processados por roubo e um deles já foi condenado por este crime. No momento da fuga, a delegacia tinha 27 presos, sendo que o espaço possui capacidade para 16, segundo informações do delegado.

No dia 23 de maio deste ano, outros seis homens também fugiram da mesma delegacia e com o mesmo método, fugiram pelo teto após afastarem vigas do telhado da carceragem. (G1)

Mulher é esfaqueada por suposto estuprador; detenta é agredida por companheira de cela

Uma mulher de iniciais N.S.L.B, 53 anos, deu entrada no Hospital de Base na noite de ontem (20) vítima de arma branca. De acordo com informações, um homem não identificado tentou estuprar a vítima, que entrou em luta corporal e foi golpeada a faca na cabeça. A mulher foi socorrida por populares e medicada no Hospital de Base. Também na noite de ontem, quem deu entrada na unidade hospitalar foi a detenta Elisângela Santos Marinho, 23 anos, vítima de agressão por uma companheira de cela do Conjunto Penal de Itabuna. A detenta que sofreu ferimentos no rosto e hematomas na cabeça e braços não quis falar o motivo da agressão.
Detentos provisórios da delegacia da cidade de Itambé, na região sudoeste da Bahia, fizeram uma rebelião na manhã de segunda-feira (20) que durou cerca de três horas.

Armados com "chunchos", armas de fabricação artesanal, os detentos colocaram fogo em colchões, no momento do banho de sol, em protesto para pedir transferência para o presídio do município de Jequié.

"São presos provisórios, que aguardam condenação. Eles querem ser transferidos para terem, no presídio, benefícios como visita íntima, entre outros", disse Oliveira.

Segundo o delegado, a Polícia Militar e o juiz da comarca da cidade tiveram de ser acionados e foram até a delegacia para conversar com os presos e conter a rebelião, que teve fim por volta das 13h.

"Não houve fuga e nem tomada de reféns. Além disso, ninguém ficou ferido. A gente agora está apurando o ocorrido para adotar as medidas cabíveis", afirmou o delegado da cidade. A delegacia é dividida em cinco celas e conta atualmente com 12 detentos.

Cerca de 10 suspeitos explodem caixa eletrônico dentro de mercado

Cerca de 10 homens armados explodiram o caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal que fica dentro de um supermercado no bairro do IAPI, em Salvador, na madrugada desta terça-feira (21). As informações são da Central de Polícias (Centel), confirmadas por PMs que estiveram no local da ocorrência.

Ainda de acordo com a Centel, a explosão ocorreu por volta das 3h40. A polícia ainda não confirmou se os bandidos conseguiram levar dinheiro do caixa. Até o último dia 18 de julho deste ano, o Sindicato dos Bancários da Bahia registrou 131 ataques a banco no estado. Não há informações sobre suspeitos.

Homem morre ao cair de penhasco durante férias em família

O carteiro Steven Campbell, de 37 anos, morreu ao cair de um penhasco na Ilha de Lewis, na Escócia, onde passava férias com sua mulher, Caroline Campbell, de 39 anos, e o filho Stuart, de cinco anos. Ao realizar uma caminhada, Steven escorregou da beirada de um penhasco e se afogou no mar.O corpo da vítima foi encontrado por uma equipe de resgate formada por um barco salva-vidas e um helicóptero da guarda costeira, segundo informações do “Daily Mirror”.

“Steven era um marido e um pai maravilhoso. Nós nos casamos há quatro anos em Paisley Town Hall e foi o melhor dia da minha vida. Nós sempre fizemos tudo juntos. Tivemos oito anos maravilhosos juntos e eu sou grata por isso”, contou Caroline em entrevista ao “Paisley Daily Express”. Ela também conto ao jornal que é devastador ter que ser forte para o filho.

A família tinha ido ao local para visitar parentes. “Como é carteiro, Steven gosta de caminhar. Meu filho e eu costumávamos ir com ele, mas Stuart estava cansado, então ele foi sozinho”, lembra a esposa ainda durante a entrevista. 

Steven saiu volta das 8h da noite, e Caroline acordou no meio da noite e percebeu que ele ainda não tinha voltado. Como estava numa área isolada, esperou até o dia seguinte pela manhã. Foi então que a família foi à delegacia local. O enterro de Steven será na quinta-feira (23), e os carteiros farão uma carreata em homenagem a ele. A tragédia aconteceu no sábado (18). (iBahia)

Mulher dá à luz no carro e marido filma a cena; assista

Lesia Pettijohn e o marido estavam a caminho do hospital para o nascimento do filho do casal. Mas o pequeno Josiah Benjamin não quis esperar. Ele nasceu dentro do carro mesmo e o pai filmou toda a cena com uma câmera GoPro, em Houston, nos Estados Unidos.

O vídeo do parto improvisado e dentro do carro em movimento já foi assistido mais de 11 milhões de vezes no YouTube. A filmagem começa com uma legenda dizendo "Estávamos dirigindo há 45 minutos". Logo em seguida, Lesia fala para o marido que não está conseguindo mais controlar as contrações: "Acho que não vamos conseguir chegar a tempo". 

A mãe estava certa e o bebê de quatro quilos nasceu a caminho da maternidade. "Você é lindo! Meu deus! O que eu faço", diz Lesia enquanto segura o filho pela primeira vez. Assista ao vídeo!