terça-feira, 2 de junho de 2015

PAULO ROBERTO É UM ADVOGADO VAGABUNDO, DE PORTA DE CADEIA, ASSOCIADO AO TRÁFICO DE DROGAS EM ILHÉUS

Paulo Roberto é um legitimo defensor dos assaltantes e traficantes de drogas, que vivem aterrorizando a sociedade.
Segundo informações, o mesmo recebe salário mensal para defender traficantes e assaltantes.

DELEGADO ANDRÉ ARAGÃO, DIRETOR DA 7ª COORPIN, REALIZA OPERAÇÃO ” CISNE ” EM CONJUNTO COM POLÍCIA MILITAR E FAZ LIMPEZA EM MORRO DE ILHÉUS

Numa ação conjunta entre as policias Civil, Militar( Cipe, Rondesp Sul, PETOs 68º, 69ª e 70ª ) , sob o comando do delegado chefe da 7ª Coorpin,em Ilhéus,  André Aragão, vários elementos, inclusive traficantes de drogas foram retirados de circulação, através de mandados judiciais e suspeitos de cometer crimes. Também foram apreendidos grande quantidade de drogas. Todos os suspeitos, foram encaminhados para a delegacia central de Ilhéus e após ser ouvidos pela autoridade policial, os envolvidos, serão encaminhados para o presídio  Ariston Cardoso.
ASSESSOR DE VEREADORUm dos conduzidos, se apresentou na delegacia como assessor do vereador Walter Socorrinho, de Itabuna. Ele foi ouvido e o delegado André Aragão, está investigando o caso.
20150602102930-horz201506021029332015060210293620150602102938

“NOVO GOLPE CONTRA A CLASSE TRABALHADORA”

Bebeto Galvão.
Bebeto Galvão.

Quem diz isso é o deputado federal Bebeto Galvão (PSB-BA) sobre o Projeto de Decreto Legislativo (n° 1.408/13) que pretende extinguir a Norma Regulamentadora – NR 12. A norma garante a segurança dos trabalhadores que operaram equipamentos de todos os tipos. 

A Comissão do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados aprovou o projeto nessa segunda-feira (1º) e o enviou para a Comissão do Trabalho, Administração e Serviços Públicos (CTASP).

Membro da CTASP, Bebeto faz críticas severas ao projeto. “É um absurdo e também uma deslealdade, pois as NR’s [normas de segurança] são dispositivos imprescindíveis preconizados pela OIT (Organização Internacional do Trabalho)”.

Segundo o socialista, a extinção da norma só vai beneficiar empresários e aumentar os índices jelevados de mortes, mutilações e outros danos sofridos por trabalhadores que lidam com máquinas industriais.

SINEBAHIA ILHÉUS OFERECE 22 VAGAS DE EMPREGO NESSA TERÇA-FEIRA

Não esqueça de levar a carteira de trabalho, RG, CPF, comprovante de residência e de chegar antes das 9.

Atendente de Balcão

  • Formação: Ensino Médio Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

Cabeleireiro

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

Depilador

  • Formação: Ensino Fundamental Completo

  • 6 meses de experiência

  • 1 Vaga

ASPRA realiza evento para Profissionais da Segurança Pública

ASPRA BAHIA - Regional Itabuna realiza evento científico voltados para Profissionais da Segurança Pública, confira:

MESA REDONDA : A DEFESA DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA PÚBLICA: INSTITUTOS CORRELATOS E O AMPARO LEGAL

LOCAL: AUDITÓRIO DA FTC DE ITABUNA

DATA DO EVENTO: 03/06/2015

HORÁRIO: DAS 18:30 ÀS 21:30

Inscrição: R$ 5,00 (cinco reais) + 01 kg de alimento não perecível. Objetivo da arrecadação: ajudar o centro terapêutico AME.

PALESTRANTES:

a) Katiana Amorim Teixeira (delegada atuante, professora da UESC) com o tema: AUTO DE INTERVENÇÃO POLICIAL COM RESULTADO MORTE: ELEMENTOS FÁTICOS E JURÍDICOS; 
b) Lara Kauark (Advogada, professora da FTC) com o tema: CARACTERIZAÇÃO DA LEGÍTIMA DEFESA PRÓPRIA E DE TERCEIROS; 
c) Leonardo Mascarenhas (advogado criminalista da ASPRA BAHIA), com o tema: A DEFESA EM JUÍZO DOS PROFISSIONAIS DA SEGURANÇA NOS CRIMES CONTRA A VIDA;

Certificado de 04 horas para efeitos acadêmicos. 

INSCRIÇÕES NO DIA E LOCAL DO EVENTO 

REALIZAÇÃO: ASPRA BAHIA - Regional Itabuna 

APOIO: FTC DE ITABUNA; NEDES – NÚCLEO DE ESTUDO EM DIREITO ESTADO E SOCIEDADE

Acidente na Av. Princesa Isabel deixou duas pessoas feridas

Um acidente na tarde de hoje (01) na Av. Princesa Isabel, deixou duas pessoas feridas.
O acidente aconteceu nas proximidades da Rua Floresta. Segundo informações, o condutor da moto, modelo cinquentinha, colidiu contra um carro. Uma das vítimas foi identificada apenas como Maik. Os dois feridos foram socorridos por uma unidade do Samu e encaminhados para o Hospital de Base.
Vale lembrar que os acidentes causados por motos de 50 cilindradas, mais conhecidas como cinquentinhas, são constantes, as pessoas utilizam o veículo livremente, sem estarem habilitados ou usando equipamentos de segurança, o que deixa o motociclista mais vulnerável a acidentes. Exemplo disso foi o acidente que aconteceu na note de ontem(31) no bairro de Fátima, a vítima conduzia uma moto 50 CC em alta velocidade, colidiu em um ônibus morrendo na hora.

Funcionários do Fluminense morrem em acidente de carro na Região Serrana do Rio

Horas depois de uma grande vitória por 3 a 2 no clássico contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense ficou de luto. Um casal de funcionários do clube morreu em um acidente de carro na altura de Silva Jardim, na Região Serrana do Rio de Janeiro, na madrugada desta segunda-feira. José Luiz de Souza, de 34 anos, chamado de Zé Luiz e que trabalhava no Departamento de Futebol, estava no veículo com a mulher, Renata Alves, de 38, secretária executiva da Presidência, e o filho do casal, Gabriel, de 3 anos, que também faleceu.
Funcionários do Fluminense, José Luiz de Souza e Renata Alves, além do filho Gabriel, morreram em acidente de carro na Região Serrana do Rio.
Segundo a assessoria de imprensa do Fluminense, o veículo da família colidiu de frente contra uma carreta. A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), onde Zé Luiz já foi funcionário, divulgou nota oficial e informou detalhes do velório e do sepultamento. O casal e o filho serão velados no Cemitério Parque da Colina, em Pendotiba, em Niterói. O enterro está previsto para às 10h desta terça-feira.

Acusado de estupro é preso em Ubatã

A Polícia Civil de Ubatã, sob a coordenação do delegado Adelino Loyola, prendeu, no final da tarde desta segunda-feira (01), numa região rural conhecida como Água Branca, zona rural do município, Vando Brandão de Jesus, acusado de estuprar duas crianças, uma de 06 e outra de pouco mais de 01 ano. 

As vítimas seriam sobrinhas do estuprador e a denúncia foi feita por familiares das crianças. Segundo apuração da Polícia Civil, Vando praticava conjunção carnal e ainda ejaculava no corpo dos menores. Após a denúncia, a Polícia se deslocou até a região da Água Branca e efetuou a prisão de Vando. A criança de 06 anos foi ouvida e teria confirmado a violência sexual. 

Este é o segundo caso de estupro envolvendo menores em menos de uma semana em Ubatã. Na última quarta-feira (27) uma guarnição do 4º Pelotão da Polícia Militar de Ubatã prendeu Wiliam Ribeiro da Paz, de 32 anos, acusado de abusar sexualmente de duas crianças de 05 e 09 anos, que seriam enteadas do acusado. Em tempo, o delegado Adelino Loyola investiga os dois casos de estupro. (Ubatã Notícias)

Com base em fotos do Facebook, juiz suspende auxílio-doença de trabalhadora

facebookA Advocacia-Geral da União (AGU) utilizou as fotos publicadas por uma mulher no Facebook para conseguir, na Justiça, suspender o auxílio-doença por quadro de depressão, concedido pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que a trabalhadora recebia. A AGU alegou que ela tinha condições de trabalhar.

Em novembro de 2013,  um perito atestou que ela apresentava depressão grave e a declarou incapaz temporariamente para o trabalho. Em novo laudo de abril de 2014, outro médico confirmou o quadro psiquiátrico e estendeu o benefício por mais três meses. Porém, a AGU demonstrou, com a ajuda de postagens e fotos no Facebook, que o estado de saúde da segurada não coincidia com os sintomas da doença.

Os procuradores federais explicaram que o quadro clínico da doença “caracteriza-se por humor triste, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sendo comum uma sensação de fadiga aumentada”. Também ressaltaram que o paciente ainda “pode se queixar de dificuldade de concentração, apresentar baixa autoestima e autoconfiança, desesperança, ideias de culpa e inutilidade, visões pessimistas do futuro, ideias suicidas”.

As publicações feitas pela trabalhadora na rede social entre abril e julho de 2014, contudo, são fotos de passeios em cachoeiras e acompanhadas por frases que demonstram alegria, como “não estou me aguentando de tanta felicidade”, “se sentindo animada” e “obrigada senhor, este ano está sendo mais que maravilhoso”.

Diante das provas apresentadas, o perito reviu o laudo médico anterior. “Entendemos que uma pessoa com um quadro depressivo grave não apresentaria condições psíquicas para realizar passeios, emitir frases de otimismo, entre outros. Portanto, consideramos que a paciente apresentou cessada sua incapacidade após o exame pericial”, declarou.

Acolhendo os argumentos apresentados pela AGU, o Juizado Especial Federal Cível de Ribeirão Preto considerou abril de 2014 como a data em que cessou a incapacidade da trabalhadora.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

JABES RIBEIRO TRANSFORMA ILHÉUS NUM VERDADEIRO CATIVEIRO

‘Todo presidente é eleito para ser derrubado’, diz presidente do TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral(TSE), ministro Dias Toffoli, defendeu que o fim da reeleição para presidente da República traz instabilidade política e deixa o governante “frágil”. Em entrevista para o jornal O Globo, ele disse ver o fim da recondução de prefeitos e governadores como algo positivo, já que passam por um controle menos rígido e com menos “holofotes”. “Por exemplo, a liberdade de imprensa que é ampla no Brasil, se volta muito para o poder central e o governo central. Nos governos locais não se vê tanta focalização. [...] Se for para acabar com a reeleição para presidente da República, eu penso que teria que se estabelecer um mandato um pouco maior, de cinco ou seis anos, para se ter uma estabilidade institucional maior”, avaliou.

Vitoria da Conquista: PM detém trio armado no bairro recreio

Corrente de "Mc'' no valor de R$ 45 mil, pulseira custando R$ 35 mil e relógio de marca; esses eram os acessórios utilizados por Bruno Lopes Pereira, o qual foi flagrado portando uma pistola no interior de um carro no bairro recreio. Na madrugada deste sábado , 30, Rudson Leite e um adolescente estavam a bordo do veiculo que se deparou com uma guarnição no instante que fazia uma manobra perigosa. Durante a abordagem os policiais constataram que Rudson não portava carteira de habilitação e encontraram a arma usada por Bruno. Todos foram encaminhados ao Disep. Bruno foi autuado em flagrante. ele alegou que a arma pertencia a um conhecido, porém não conseguiu comprovar o fato Rudson foi notificado pela infração de transito e foi liberado, juntamente com o adolescente.

Em 72 horas Ilhéus registrou quatro homicídios

Na noite deste sábado (30), o município de Ilhéus registrou o quarto homicídio em menos de 72 horas. Dessa vez a vítima foi Luis Roberto Gomes Matos, conhecido por Bigu da Uruguaiana, morto na praça do Tamarineiro, bairro do Malhado, por facadas no tórax deflagradas por Jacson Santos. Investigadores da 1ª DT da coordenadoria de Ilhéus realizaram diligencia na localidade do Alto do Coqueiro, onde reside o homicida, mas não conseguiu prende-lo. Segundo informações policiais, a vitima tinha envolvimento com o tráfico de drogas.

Hoje é o Dia da Imprensa (1º de Junho)

Hoje, 1º de junho, é o Dia da Imprensa.Encontrei o texto abaixo sobre a data. Leiam:
“Até o século XV não existia o que hoje chamamos de imprensa. Um alemão, João Gutemberg, foi o inventor do processo de impressão com tipos móveis, e desse aperfeiçoamento nasceu a verdadeira imprensa, que tem sido sempre mais aperfeiçoada até os nossos dias. Foi D. João VI quem criou a imprensa no Brasil, quando, a 13 de maio de 1808, decretou a instalação da imprensa Régia no país. O primeiro jornal diário brasileiro, o “Diário do Rio de Janeiro”, aparecido a 1° de de junho de 1821, foi fundado por Zeferino Vitor Meireles, que trabalhava na imprensa Régia e onde por concessão especial do Príncipe Regente, imprimiu os primeiros números do seu jornal. A imprensa é um dos esteios da Ordem, da Democracia e do Progresso. Por seu intermédio, ou através dela se propagam as boas e generosas causas, se difundem conhecimentos e advogam e pregam princípios e idéias. Grandes jornalistas foram Evaristo da Veiga, Quintino Bocaiua, Rui Barbosa, José do Patrocínio, Ferreira Viana, Assis Chateaubriand, etc.”

Globo vai exibir “Tim Lopes - História de Arcanjo”

Repórter da TV Globo, Tim foi, em 2002, torturado e assassinado por traficantes quando investigava denúncias de venda de drogas e shows de sexo explícito com menores em bailes funks na Vila Cruzeiro, região do Complexo do Alemão, zona norte do Rio de Janeiro. Ao se questionar sobre quem era Tim, o filho do jornalista, Bruno Quintella, decidiu criar o filme 'Tim Lopes - História de Arcanjo'.

A obra, que já recebeu prêmios, terá exibição inédita no 'Corujão', da Globo. O filme vai ao ar na madrugada de terça-feira, 2 de junho, logo após a estreia da série 'A Guerra das Gangues'. O longa mostra, do ponto de vista do filho, como foi a trajetória e a vida de Tim e reúne histórias além das de quando ele era jornalista. Contém imagens de arquivos, feitos por Tim Lopes e por outros, e depoimentos de amigos, família e admiradores. "Dez anos se passaram e eu encontro uma carta no fundo da gaveta, escrita por meu pai em 1999, que me alertava dos perigos da vida adulta.

Com este pano de fundo, fui descobrir quem era Tim Lopes como homem, amigo e repórter", disse Quintella na descrição do filme. Com direção de Guilherme Azevedo e produção de Emilio Gallo, a obra recebeu prêmios de melhor filme estrangeiro no festival de cinema de cultura negra em San Diego, na Califórnia, e melhor documentário no Festival do Rio. (Comunique-se)

Marcell Moraes quer levar Castramóvel para toda a Bahia

Responsável pela criação do Castramóvel em Salvador, o deputado estadual Marcell Moraes (PV) deu um importante e primeiro passo para expandir o projeto de n° 20.954/2015 para toda Bahia.
O parlamentar apresentou na Assembleia Legislativa o projeto de criação da Unidade de Esterilização Móvel em todo o estado. "A população de cães e gatos cresce diariamente, mas nem todos conseguem ter um lar e acabam indo parar nas ruas vítimas da fome, frio e maus tratos. Como somos radicalmente contra a eliminação desses animais, que nas ruas se reproduzem descontroladamente, defendemos que a castração gratuita é a melhor solução", justifica o deputado. Em clínicas veterinárias particulares a cirurgia de castração ultrapassa o valor de R$ 700, e no Castramóvel o procedimento será gratuito, beneficiando centenas de cidades do interior.

Reta final da aprovação em definitivo do projeto das “cinquentinhas”

Atenção, atenção! O vereador Cosme Araújo (PDT) convida os proprietários dos veículos ciclomotores, conhecidos como “cinquentinhas” na cidade de Ilhéus, para a sessão ordinária que ocorrerá na Câmara de Vereadores nesta terça-feira, 02, às 16h, na oportunidade, será discutido o veto do prefeito Jabes Ribeiro, acerca do projeto que regulamenta o direito de locomoção nos termos legais.

Compareçam, você não pode perder!!! 


Governo libera R$ 24,6 milhões para custeio do Samu na Bahia e em 15 estados

O Ministério da Saúde liberou nesta segunda-feira (1º) R$ 24,6 milhões do Fundo Nacional de Saúde para custeio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192). Os recursos serão recebidos por estados e municípios em parcela única.

Os valores são uma complementação dos recursos financeiros estabelecidos em portarias já publicadas sem observar a data do efetivo funcionamento do Samu 192.

Serão beneficiados municípios dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais, Goiás, do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Amazonas, da Paraíba e Bahia.

A portaria com a lista de municípios foi publicada no Diário Oficial de União.

Operação prende 17 pessoas em Camaçari

Uma operação conjunta entre as polícias Militar e Civil prendeu dezessete pessoas no município de Camaçari, na região Metropolitana de Salvador. Os mandados foram expedidos pela Justiça e entre os presos estão quatro acusados de homicídios. Durante a ação, a polícia encontrou drogas, um carro e armas. Entre elas uma submetralhadora.
As prisões contaram com as participações de agentes do Departamento de Homicídios e  Proteção à Pessoa (DHPP), da 18ª Delegacia Territorial de Camaçari, da Companhia de Policiamento Especializado e do 12º Batalhão da Polícia Militar.

A apresentação da operação foi realizada na manhã desta segunda-feira (1º), no auditório da Secretaria de Segurança Pública (SSP), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), conduzida pelos delegados José Bezerra, diretor do DHPP, Maria Fernanda Porfírio, diretoria do Depom, Maria Tereza, da DH/RMS, Thaís Siqueira, da 18ª DT, tenente coronel PM Henrique, do 12º BPM/Camaçari, e major PM Rodrigues, da Cipe-Polo.

Detento foi encontrado morto dentro de cela em Porto Seguro

Um detento foi encontrado morto dentro da carceragem da Delegacia Territorial de Porto Seguro na manhã desta segunda feira (01).

Segundo informações, Maxuel Mota Oliveira, foi vitima de companheiros de cela que o assassinou com vários golpes de chuchus. 

As informações dão conta que o detendo teria sido transferido semana passada do presídio de Teixeira de Freitas para Porto Seguro, onde teria sido ouvido em uma audiência e em seguida levado para a carceragem da delegacia onde ficou custodiado.
O corpo de Maxuel foi encaminhado para o IML de Porto Seguro.

Bebê morre após ser espancado em Tancredo Neves

Um bebê de 2 meses morreu após ser vítima de espancamento na manhã de domingo (31), no bairro de Tancredo Neves, em Salvador. Segundo informações do jornal Correio, a mãe da criança, Débora Silva de Souza, 23 anos, afirma que seu companheiro, Fabrício Santos Silva, é o autor da agressão. A vítima deu entrada na emergência da Unidade de Pronto Atendimento do Cabula (UPA) por volta das 6h50 e a morte foi informada por uma assistente social da unidade. A profissional relatou que Débora afirma também ter sido agredida por Fabrício, que está foragido. Segundo a Central de Polícia, a criança chegou ao hospital com hematomas pelo corpo, principalmente na cabeça, e sangramento no nariz. De acordo com Correio, há a possibilidade, porém, da menina já ter chegado à UPA sem o sinais vitais, o que foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Seu corpo passará por autópsia para determinar a causa da morte. (Bahia Notícias)

5 carros foram incendiados em frente à delegacia

Cinco de 12 carros estacionados em frente à delegacia da cidade de Piripá, localizada no sudoeste da Bahia, foram incendiados na noite do último domingo (31). Segundo a polícia, os veículos são resultado de apreensões feitas por falta de documentação.

Ainda de acordo com informações da polícia, o fogo foi controlado com ajuda de pessoas que estavam no local, além de um carro pipa.

Os carros estavam em frente à delegacia há mais de dois anos, porque o pátio da unidade já está cheio.

A polícia ainda não sabe quem ateou fogo aos veículos, mas desconfia que tenha sido uma represália de pessoas que tenham tido os carros apreendidos. (G1)

Jovem é encontrado morto em Ubaitaba

Um jovem de prenome Pedro, mais conhecido como “Pedrinho”, 26 anos, foi encontrado morto no início da noite de domingo (31), no distrito de Piraúna, município de Ubaitaba. A vítima era morador da Ruinha e segundo populares, era bastante conhecido. O corpo do jovem foi encontrado na ponte de Piraúna com 05 perfurações de bala. O corpo foi levado para o Departamento de Polícia Técnica de Ilhéus.

Policial civil é assassinado dentro de delegacia; assassino morre durante fuga

Um policial civil foi assassinado com disparos de arma de fogo na manhã desta segunda-feira (01) dentro da Delegacia de Itabaiana, em Sergipe. Segundo informações da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), o homem que matou o policial queria visitar um primo preso, mas foi informado que não seria possível naquele momento. 

O primo do homem que atirou no policial estava preso porque matou um homem nesta madrugada dentro do Forródromo de Areia Branca onde acontecia a festa de abertura dos festejos juninos do município.

Após efetuar os disparos contra o policial, o elemento fugiu em direção a BR 235, perdeu o controle do carro e o pneu estourou no canteiro. Em seguida, roubou uma moto e continuou em fuga. Toda Polícia de Sergipe se mobilizou em busca do assassino do policial, houve troca de tiros durante perseguição no Povoado Rio das Pedras, já na divisa com o município de Areia Branca, em Sergipe, e o elemento foi atingido e morreu no local.

Solenidade marcará doação de terreno da Ceplac para a UFSB

No dia 09 de junho, a Universidade Federal do Sul da Bahia terá seu marco histórico: a Solenidade de assinatura do Termo de Cessão de terreno da Ceplac destinado à implantação do campus Jorge Amado. 
O terreno será de grande valia para a Universidade que poderá dar início às construções dos prédios que abrigarão laboratórios, sala de aulas e demais estruturas acadêmica-administrativas para o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, para o Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação e para o Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agro-Florestais. A área cedida possui 37 hectares de superfície. Para a continuidade do projeto, a Prefeitura Municipal de Itabuna fará a desapropriação de 40 hectares destinados à construção da reitoria. Uma área equivalente é esperada da Prefeitura Municipal de Ilhéus, finalizando então toda a área do campus Jorge Amado, que abrangerá as cidades de Itabuna e Ilhéus. 

Foram convidados para o evento o Governador do Estado, Rui Costa; a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Regina de Abreu; o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, José Aldo Rebelo Figueiredo; Parlamentares Federais e Estaduais; Prefeitos de Itabuna, Ilhéus, Coaraci, Itajuípe, Ibicaraí, Porto Seguro e Teixeira de Freitas; Câmaras de Vereadores dos referidos municípios; Reitores das Universidades Públicas do Estado da Bahia; representantes da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, entidades e ONG’s da Região Sul do Estado da Bahia. A solenidade ocorrerá no dia 09 de junho, às 11 horas no Auditório do Centro de Pesquisas do Cacau na CEPLAC, localizado no Km 22 da BR 415, Rodovia Ilhéus/It

Câmara vai votar maioridade penal em junho, diz Cunha

O deputado Eduardo Cunha (PMDB) presidente da Câmara, antecipou que, em junho, colocará em votação no plenário a proposta de redução da maioridade penal, outro assunto que enfrenta resistência da bancada petista. 

De acordo com o presidente da Câmara, a comissão especial que está analisando o projeto de redução da maioridade penal de 18 para 16 anos deve concluir seus trabalhos até 15 de junho. "Levaremos imediatamente ao plenário", enfatizou. "E além dessa polêmica teremos ainda muitas outras, já que não vamos deixar de levar à votação matéria porque um grupo do PT não quer", concluiu Cunha. 

O parlamentar do PMDB defendeu ainda a realização de um referendo, na eleição municipal do ano que vem, para consultar a população sobre a redução da maioridade penal. Ele disse que "o PT não quer a redução da maioridade e acha que todos têm de concordar com eles." "Defendo inclusive, e vou sugerir ao relator, que se faça um referendo sobre a redução da maioridade para que a gente faça um grande debate."