sábado, 13 de dezembro de 2014

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER

Eliseu Multiplica o Azeite da Viúva - Deus Não Desampara os Seus Servos

Uma história de fé e confiança no socorro divino. Deus não desampara aqueles que a Ele são fiéis.
A multiplicação do azeite da viúva pelo profeta Eliseu, nos traz uma lição de vida acerca do amor do Pai para com os seus pequeninos.
Ele não abandona os seus servos, mas os ouve nas suas angústias. Nas horas mais difíceis Deus está preparado para atender o justo clamor dos necessitados.
A fidelidade do Senhor está presente em vida e até depois da morte, pois ainda que nós sejamos infiéis, Ele o Senhor permanece fiel e vela pela sua palavra, para fazer cumprir as suas promessas na nossa vida e da nossa família.
Procuramos neste estudo abordar os pontos mais relevantes do texto de 2 reis 4:1-7, mas antes para entendermos melhor esta passagem, vamos ver como estava a situação das viúvas no antigo testamento, em Israel.

As Viúvas no Antigo Testamento

Esta história em que Eliseu multiplica o azeite da viúva, ilustra um pouco da luta histórica que as mulheres passavam e do estigma religioso que recaía sobre elas. Sobre a mulher pesavam os duros trabalhos do lar, a mulher trabalhava no campo, fazia pão, tecia e etc.
Mas a mulher não herdava de seu marido, nem as filhas de seu pai. O voto de uma mulher casada não tinha validade, a não ser se fosse consentido por seu marido, que tinha o poder de anulá-lo. Na família, a estima da mulher só aumentava quando ela se tornava mãe, sobretudo de um filho varão.
Do ponto de vista social e jurídico, a situação da mulher em Israel era inferior à que tinha nos países vizinhos. A mulher tinha quase sempre, todos os direitos de um chefe de família no Egito. Na Babilônia ela poderia adquirir bens, agir judicialmente, e ter parte na herança de seu marido.
Mas no reino do norte de Israel, muito frequentemente, as viúvas, principalmente as cheias de filhos, encontravam-se em condições miseráveis. E elas eram protegidas pela lei religiosa, parte que os homens pareciam ignorar. A lei recomendava a caridade do povo, juntamente com os órfãos e os estrangeiros.
"A nenhuma viúva nem órfão afligireis. Se de algum modo os afligires, e eles clamarem a mim, eu certamente ouvirei o seu clamor." Êxodo 22:22-23
não tenho nada, anão ser uma botija de azeiteO Credor Queria Levar os Filhos da Viúva Como Escravos. Ilustração.

A História da Viúva do Vaso com Azeite

No antigo oriente, as viúvas por si mesmas já eram muito vulneráveis à pobreza. A viúva de um profeta ficava ainda mais exposta a passar dificuldades, pois os profetas eram muito pobres na época. Eles estavam preocupados em buscar as coisas de cima.
Os profetas não pensavam a vida a não ser em vivê-la por meio da espiritualidade e do entendimento a cerca de Deus e da sua vontade. E a esposa de um desses profetas, desamparada, desesperada, vem ao homem de Deus com um relato dramático:
"E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos." 2 Reis 4:1
A lei israelita permitia, como forma de proteção ao credor, que se tomasse os filhos dos devedores, para que trabalhassem até que a dívida fosse paga. Mas em Deuteronômio 15:1-18, há uma ressalva para que isto não fosse feito em tempos de fome ou grandes necessidades.
As pessoas que viviam na pobreza tinham uma vida muito dura. Eles tinham que enfrentar a desesperança todos os dias. Coisas simples como comida e roupas faziam a diferença entre vida e morte. E os problemas da viúva foram multiplicados com a morte de seu marido, deixando dívidas que ela não podia pagar.
E é fato que esta pobre mulher vem a Eliseu, logo após a guerra entre os reis de Israel (reino do norte) e de Judá (reino do sul), contra o rei dos moabitas. A morte e pobreza extrema estão sempre ligados às misérias da guerra.
Geralmente o tipo de pedido que a viúva fez a Eliseu, era direcionado ao rei, a autoridade judicial suprema do país. Porém como a lei não proibía a tomada dos filhos pelo credor, e como era algo já culturalmente aceito (até nas demais nações em redor de israel, de acordo com o código de Hamurabi, artigo 117), a viúva não viu outra saída, a não ser clamar pela misericórdia divina.
"Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;" Romanos 12:13

"Tu Sabes que Teu Servo Temia ao Senhor"

Profundo o testemunho que esta mulher dá a respeito do seu falecido marido. Ela vem a Eliseu demonstrando muito respeito e humildade. Com seu coração quebrantado, chama-o de Senhor, pois sabia que o seu pedido se dirigia a Deus, através do seu profeta.
A viúva em suas palavras, estava dizendo apenas uma verdade para Eliseu e não uma reclamação. Ela fala do fato inegável de que Eliseu conhecia a lealdade com que seu falecido marido servia a Deus e ao próprio Eliseu. Ela o relembra da vida piedosa que seu marido teve.
E na sua extrema necessidade, apenas apresenta a sua justa causa ao homem de Deus e ao próprio Deus. A causa dela era justa, não pedia por riqueza ou status, ou que Eliseu descumprisse a lei, mas queria apenas um livramento, pela vida de seus filhos.
A forma como fala, demonstra a sua grande fé. Perceba que ela não pede nada a Eliseu, mas apenas o deixa ciente da sua miséria, ou seja, ela confiava que Deus sabia o que era melhor para a sua família. E se colocou totalmente debaixo da providência divina.
enquanto houver vaso vazio o azeite não para de descerA Viúva Enchendo os Vasos com Azeite. Ilustração.

Deus Honra Aqueles que São Fiéis a Ele

Também é fato que se Eliseu havia atendido a pessoas importantes como os reis de israel e os capitães dos seus exércitos, ele da mesma forma não deixou de ouvir o clamor de uma pobre viúva.
Deus não abandona aqueles que lhe são fiéis. Deus é fiel na vida e na morte, e promete proteger até os filhos dos filhos de milhares daqueles que o amam e o obedecem.
"E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos." Êxodo 20:6
A viúva apresentou e entregou o seu caso nas mãos de Deus, correu para o abrigo certo, o descanso em Deus. E logo veio a resposta divina. O profeta Eliseu, viu que o testemunho de um servo fiel a Deus, mesmo que morto, ainda falava.
"Pela fé Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e por ela, depois de morto, ainda fala." Hebreus 11:4

Um Pouquinho de Azeite Basta

Então Eliseu pergunta o que a viúva tinha em sua casa, para que Deus usasse em seu socorro.
"E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite." 2 Reis 4:2
Na verdade, pela fé, ela já possuía tudo o que precisava. E Eliseu, como homem de fé, que enxergava o sobrenatual, discerniu rápidamente o que Deus queria realizar antes mesmo que ela terminasse de falar.
Era como o que havia ocorrido com Elias, quando orou para que chovesse sobre Israel e mandou o seu servo olhar se já havia alguma nuvem.
"E sucedeu que, à sétima vez, disse: Eis aqui uma pequena nuvem, como a mão de um homem, subindo do mar. Então disse ele: Sobe, e dize a Acabe: Aparelha o teu carro, e desce, para que a chuva não te impeça." 1 Reis 18:44
A viúva via uma pequena botija com azeite, mas Eliseu contemplava o sustento, a benção e uma grande abundância de víveres na casa daquela pobre mulher.
O azeite era usado como um remédio para a aflição do estômago e como um bálsamo para curar feridas. Era também utilizado como combustível para as lâmpadas em casas.
Soldados passavam frequentemente azeite nos escudos de couro que eles utilizavam nas batalhas. Isso prevenia os escudos de tornarem-se frágeis.
O unguento era também a base para fazer perfumes e pomadas perfumadas muito caras. Um pote a base de óleo, mirra e incenso, poderia ser vendido por um preço que equivalia a um ano de salário de um trabalhador.

A Multiplicação do Azeite da Viúva

Este era o livramento que o Senhor havia preparado para a vúva e seus filhos. Deus não desampara os seus servos, jamais!
Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia." 2 Reis 4:3-4
O milagre ficava então limitado a tanto quanto fosse a fé dela, pois quanto mais vasos conseguisse, mais puro azeite receberia. Ela seguiu a palavra profética de Deus, através de Eliseu, e o óleo não parou enquanto ainda havia vasos vazios.
E segundo a instrução de Eliseu, ela deveria vender o azeite, pagar a dívida e viver do que sobrasse. A viúva que clamava pela vida de seus filhos, foi atendida para muito além do que pediu ou pensou. Com certeza ela nunca imaginou tamanha benção.
Grande foi o livramento e grande foi a benção do Senhor naquela família!
"Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera," Efésios 3:20

O Que Você Tem Em Casa?

Há momentos em que as circunstâncias nos levam a situações semelhantes a da multiplicação do azeite da viúva. Horas difíceis, quando achamos que nada mais nos resta na vida. Sentimentos de vazio, de abandono podem passar no coração. É como se estivéssemos perdidos por caminhos sem solução.
Mas aprendo nesta mensagem, que se ainda houver um pouquinho de azeite na nossa dispensa, Deus poderá usar para nos projetar em caminhos de vitórias. O azeite é o Espírito Santo, e Ele habita em você.
E Deus pode multiplicar esse azeite, de forma a te ungir poderosamente, e te envolver com esse unguento Santo. E o que você tem em casa? O que você sabe fazer? As vezes achamos que é pouco, que é desprezível o que sabemos. Mas com a unção do Espírito Santo, esse pouco pode se transformar em abundância.
Deus usa as pequenas coisas para confundir as grandes. Deus usa os fracos para confundir os fortes. O seu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
Peça, clame, ore, apresente a sua causa a Deus. E confie, faça, realize, pois com a unção do Espírito, enquanto houver vaso vazio o óleo não vai parar.

Polícia Federal autônoma num paraíso da cleptocracia


47
Em 1910 o estadista francês Georges Clemenceau declarava sua perplexidade pelos níveis da corrupção em Buenos Aires: “a economia da Argentina só cresce porque de noite os políticos e empresários estão dormindo e não podem roubar”. Foto de Clemenceau, nos anos 20, já aposentado (disponível em Ariel Palacios, acessado em 6/12/14). Se a economia brasileira anda crescendo pouco, isso significa que os políticos e empresários envolvidos na corrupção endêmica andam dormindo pouco, muito menos que “los hermanos” do princípio do século XX.
01. Hoje, 9/12, se celebra, no mundo inteiro, um dos dias mais relevantes para o calendário da sociedade civil cidadã (agora globalizada): trata-se do Dia Internacional de Combate à Corrupção. A data não foi escolhida por acaso, sim, porque foi nesse dia que as Nações Unidas assinaram a histórica Convenção contra a Corrupção, em 2003 (conhecida como Convenção de Mérida-México), que foi parida para estimular todos os países membros a desenvolver e, mais que isso, a implementar iniciativas que signifiquem efetivo combate à chaga da corrupção que, diga-se de passagem, não é um fenômeno exclusivamente humano (H. Schwartsman), visto que já constatada inclusive em vespas e formigas. A trapaça social (invadir o alheio para aumentar o próprio), como se vê, tem base biológica. Reforçou-se, com a citadaConvenção, a cooperação internacional, em especial na área das informações sobre movimentações financeiras que sinalizem os malfeitos cleptocratras (como os da Petrobra$ e do metrô$P, por exemplo). Se a data 9/12 tornou-se relevante no mundo todo, com maior fortuna deve sempre ser recordada nos paraísos da cleptocracia, como é o nosso caso (recorde-se: cleptocracia significa Estado governado – também – por ladrões).
02. Dois pontos chamam nossa atenção nesta emblemática (simbólica) data: (a) os agentes financeiros (bancos, especialmente, casas de câmbio etc.), incluindo-se os internacionais, como os suíços, já começam a colaborar mais firmemente com as investigações da corrupção; (b) por lei, a Polícia Federal brasileira se tornou autônoma (um feito inigualável em termos de América Latina e até mesmo invejável em nível planetário). Quanto aos agentes financeiros, no entanto, salta à vista ainda a ambiguidade: de um lado fazem parte das atividades das organizações criminosas (são também criminosos do colarinho branco), lavando os dinheiros sujos conquistados ilicitamente nos incontáveis paraísos mundiais da cleptocracia; de outro, com bloqueios e devolução desses dinheiros depositados em contas bancárias, mostram-se cumpridores da Convenção Internacional citada. De dia colaboram com as investigações (ponto positivo), de noite continuam lavando os dinheiros sujos do mundo todo (ponto negativo).
03. Não há como controlar (reduzir drasticamente) o “estilo mafioso de ser” dos paraísos da cleptocracia, salvo (1) pela otimização máxima da transparência (“A luz do sol é o melhor dos desinfetantes”, afirmou, já quase um século, o juiz norte-americano Louis Brandeis – 1856-1941) bem como (2) pela institucionalização da vida pública (efetividade dos órgãos de controle de todos os poderes). A autonomia que acaba de ser conquistada por lei (Lei 13.047/14, sancionada sem vetos pela presidenta Dilma Rousseff) pela Polícia Federal (PF), teoricamente, constitui um desses mecanismos institucionalizantes (tal qual acontece com a autonomia funcional do Ministério Público), tendentes a tornar realidade o império da lei (que integra um dos quatro eixos dos Estados civilizados, fundados na democracia real, na economia distributiva, no império da lei e na sociedade civil cidadã). Com ela, desde logo, o cargo de diretor-geral da Polícia Federal passou a ser privativo de delegados de carreira de classe especial. Na prática isso já vinha ocorrendo desde 1995 (antes o cargo era ocupado por militares). Reforçar as instituições da República, sua independência e transparência, é (enfatizou C. A. Di Franco, Estadão), “o melhor caminho de defesa da democracia. A lei citada cumpre esse papel”.
04. A PF, “órgão permanente de Estado [não de governo], organizado e mantido pela União [continua a dependência financeira], para o exercício de suas competências previstas no § 1º do art. 144 da Constituição Federal [investigação dos chamados “crimes federais”], fundada na hierarquia e disciplina [princípios organizacionais], é integrante da estrutura básica do Ministério da Justiça”. A autonomia funcional (agora inequívoca) não se confunde com a subordinação burocrática (ao MJ). Os delegados federais, responsáveis pela direção das atividades do órgão, exercem função de natureza jurídica e policial, essencial e exclusiva de Estado (não de governo). Na prática, isso significa que a PF não é um órgão exclusivamente técnico (policial), sim, jurídico (por fazer parte, ao lado do Ministério Público, da Magistratura, do TCU, da CGU etc. Do poder jurídico de controle de todos os poderes). É inadmissível, de outro lado, qualquer tipo de interferência de qualquer outro órgão ou poder nas suas atividades (nesse ponto a autonomia da PF se distingue completamente das demais polícias do país, que continuam sujeitas à interferência governamental).
05. Com a autonomia da PF, de outro lado, fica descartada a ideia de que a polícia judiciária deveria fazer parte do Poder Judiciário (é assim que funciona nos países que adotam os Juizados de Instrução, tal qual o sistema anglo-saxão) ou deveria se subordinar ao Ministério Público, tal como ocorre no sistema norte-americano (e tantos outros países como Itália, Espanha etc.). Afastados esses sistemas alienígenas, privilegiou-se a atuação isenta e republicana da PF, na fase pré-processual. O ingresso na carreira de delegado, privativa de bacharel em direito, se fará agora por concurso público (meritocracia), cuja transparência e lisura vai doravante contar com o aval da OAB. Alinhando-se a outras instituições, exige-se três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados no ato de posse. A regra permite que policiais experientes da própria instituição possam lograr aprovação para o cargo de delegado de Polícia Federal. Os ocupantes do cargo de Perito Criminal Federal são responsáveis pela direção das atividades periciais do órgão (aqui reside a autonomia funcional da chamada polícia técnica ou pericial).
06. As alterações legislativas aprovadas, como sublinhou a OAB-SP, “vêm em abono do aprimoramento da Polícia Federal, cujas garantias revertem em benefício da cidadania, de modo que a instituição possa cumprir seu papel constitucional, que é promover a investigação criminal em crimes de sua competência, de forma republicana e, sempre, com respeito aos ditames legais e aos direitos humanos”. A questão agora é saber se a PF vai mesmo se comportar como órgão de Estado.Sabemos que as instituições são feitas por humanos. São esses humanos que enaltecem ou esfarelam as instituições. As críticas à nova lei (desde sua tramitação, especialmente emanadas de órgãos do Ministério Público) foram intensas. Devem ser recebidas não como ataques, sim, como advertências, para que a cada dia se alcancem novos aprimoramentos institucionais. Em princípio, soa estranha a existência de “uma PF autônoma”, bem num dos paraísos da cleptocracia. Isso redobra a responsabilidade da PF, que deve vigiar e investigar os malfeitos frequentes do paraíso, mas, antes de tudo, vigiar a si própria, vigiar seus atos, para mostrar que realmente é um órgão de Estado, republicano (não de governo, muito menos de partidos políticos ou ainda longa manus de uma ou outra ideologia).
07. A PF, que já teve incontáveis investigações anuladas pela Justiça (por violação do Estado de Direito: Castelo de Areia, Satiagraha etc.), ainda conta com excelente reputação perante a população, em razão dos relevantes serviços já prestados à nação (num dos paraísos mais rentáveis da cleptrocracia ninguém diria que um órgão policial fosse capaz de investigar, com independência, os crimes dos ladrões do colarinho branco, que são os donos do poder). Para se ter uma ideia do volume do trabalho feito pela PF, basta considerar que entre 2003 e 2014 (novembro) ela promoveu 2.311 operações, contabilizando um total de 24.837 presos, sendo que 2.393 eram servidores públicos e 119 policiais federais. Veja tabela aqui
08. Para além de aparar várias arestas internas (seu relacionamento com os demais policiais federais: agentes, escrivães etc.) e externas (com o Ministério Público, com a Justiça, com o Ministério da Justiça etc.), fundamental é que a PF, como órgão de Estado, (1) se esmere no respeito estrito ao Estado de Direito (regras legais, constitucionais e internacionais que regem o devido processo legal), (2) não caindo nunca na tentação de dele fazer uso indevido (abusos cometidos dentro da lei, como é o caso da profusão de pedidos de prisões juridicamente desnecessárias, que dão ensejo a tiranias: Montesquieu dizia que toda medida penal desnecessária é tirânica), (3) aprimorando seus mecanismos de investigação para o ressarcimento dos dinheiros desviados ao erário (a devolução do dinheiro público e o empobrecimento de todos os ladrões, especialmente dos poderosos de colarinho branco) e (4) que jamais tenha como horizonte funcional, em pleno século XXI, o estado paralelo policialesco (sombra do Estado de Direito), regido pela forma mentis inquisitiva (forma inquisitorial de pensar e de atuar), que nasceu com o Malleus Maleficarum (O martelo das feiticeiras), escrito, em 1487, pelos padres Sprenger e Kraemer: “vamos parar de rir da Idade Média, de suas técnicas de obscurantismo, sempre eludidas, sempre presentes” (Legendre); a Idade Média inventou uma série de coisas “com as quais ainda estamos ajustando contas” (diz Umberto Eco) (ambos citados por Salo de Carvalho, Boletim IBCCRIM 262).
P. S. Participe do nosso movimento fim da reeleição (veja fimdopoliticoprofissional. Com. Br). Baixe o formulário e colete assinaturas. Avante!
Luiz Flávio Gomes
Professor
Jurista e professor. Fundador da Rede de Ensino LFG. Diretor-presidente do Instituto Avante Brasil. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). [ assessoria de comunicação e imprensa +55 11 991697674 [agenda de palestras e entrevistas] ]

5 juízes brasileiros que deram ordens de prisão polêmicas


5 juzes brasileiros que deram ordens de priso polmicas
São Paulo - O caso do juiz que mandou prender funcionários de uma companhia aérea após perder um voo é mais um episódio polêmico envolvendo magistrados. O magistrado não conseguiu embarcar no último sábado, num voo que ia de Imperatriz (MA) com destino a Ribeirão Preto (SP).
Recentemente, o juiz João Carlos de Souza Corrêa levantou o debate sobre o abuso de poder praticado por juízes.
Corrêa foi pego numa blitz da Lei Seca e ganhou ação contra a agente de trânsito, que disse que ele era “juiz, mas não Deus”.
Veja a seguir cinco casos polêmicos envolvendo juízes:

Perdeu o voo

Um juiz deu ordem de prisão a três funcionários da TAM depois de não ter conseguido embarcar num voo em Impertriz (MA) com destino a Ribeirão preto (SP). O caso aconteceu no último sábado. As informações foram divulgadas pelo G1.
De acordo com o portal, os empregados da companhia aérea disseram em depoimento que o magistrado teria ordenado a prisão ao ser impedido de entrar em um avião, minutos depois do encerramento dos procedimentos de embarque. O nome do juiz não foi divulgado.
Em um vídeo gravado por testemunhas é possível ouvir um homem (que supostamente seria o juiz) dizer: "quietinho, presinho. Você está preso em flagrante. Agora aguarde a Polícia Civil que vai levar você para a delegacia. Quietinho, não sai daqui. Vai aprender a respeitar consumidor".

Foi pego na blitz da Lei Seca

Parado em 2011 numa blitz da Lei Seca no Rio, o juiz João Carlos de Souza Corrêa estava sem carteira de motorista e sem os documentos do carro.
A agente de trânsito Luciana Silva Tamburini ordenou então que o carro fosse rebocado. Quando Corrêa se identificou como magistrado, Tamburini afirmou que ele era “juiz, mas não Deus”.
O juiz deu voz de prisão à agente e entrou com processo contra ela por danos morais. Tamburini foi condenada a pagar R$ 5 mil em indenização. O magistrado também ganhou ação contra o jornal “O Globo”.

Devia para o banco

Outro caso ocorreu no Rio Grande do Sul, em julho de 2005. O juiz Jairo Cardoso Soares, na época magistrado em Lavras do Sul (RS), acusou de estelionato e mandou prender o então gerente do Banco do Brasil, Seno Luiz Klock.
O juiz foi até a agência acompanhado de quatro policiais militares, dois oficiais de Justiça, um delegado e um policial civil.
O motivo da prisão teria sido um desentendimento em relação à situação bancária do juiz. O magistrado teria informado ao banco sobre o depósito de um valor suficiente para pagar suas dívidas com a instituição. No entanto, estariam faltando R$ 700.
O gerente chegou a ser detido e depois entrou com ação contra o magistrado. O juiz foi condenado a pagar indenização de R$ 80 mil por danos morais (valor sem correção).

Mandou prender advogado

Em 2009, o do juiz Carlos Eduardo Neves Mathias deu voz de prisão ao advogado Hélcio de Oliveira França. O caso ocorreu na cidade de Inajá (PE).
O desentendimento aconteceu depois que o advogado tentou acessar os autos de um inquérito policial.
De acordo com a OAB de Pernambuco, o caso foi encaminhado ao Tribunal de Justiça do estado como abuso de autoridade. O juiz foi condenado a pagar multa equivalente a 25 salários mínimos.
A OAB fez ainda uma manifestação contra o magistrado em frente ao fórum onde ele atuava. No entanto, Neves Mathias saiu de férias um dia antes do protesto.

Mandou prender médicos

Outro caso ocorreu em Teresina, no Piauí, em outubro deste ano. O juiz Deoclécio Sousa decretou a prisão de dois médicos por eles não terem conseguido internar pacientes na UTI de um hospital da cidade.
O Conselho Regional de Medicina do Piauí resolveu denunciar o magistrado, afirmando que os médicos ameaçados de prisão sofreram constrangimento, foram coagidos, intimidados e humilhados.
A Corregedoria do Tribunal de Justiça investiga se houve abuso de poder pelo juiz.
Nelci Gomes
Advogado
Inicio de vida acadêmica na Escola de Engenharia Agronômica - UFRB fazendo parte de alguns movimentos em busca pelo desenvolvimento sustentável. Formada em Técnica Mecânica Industrial pelo IFBA onde no mesmo período conclui o Programa de Formação de Operadores Petroquímico, atualmente cursando Dire...

JESUS CRISTO MUDOU MEU VIVER


ILHÉUS: VEREADOR COSME FAZ DURAS CRITICAS CONTRA PREFEITO JABES

Por: Fábio Boberto.

10156157_605685779576915_6150236261236269693_n

Em Ilhéus não durou muito tempo a reaproximação entre o vereador Cosme Araujo (PDT), e o prefeito Jabes Ribeiro (PP). Nesta sexta-feira o edil usou a rede social para fazer duras críticas ao alcaide.

Segundo Cosme, o prefeito que desafiar o povo de Ilhéus com o aumento de até 300% do IPTU, por isso é preciso realizar uma manifestação contra o projeto do prefeito.

O vereador fez uma dura acusação contra Jabes, declarando que o mesmo se favorece de “trafico de influencia”.

“ Vamos organizar uma manifestação monstruosa para barrar esse “cidadão” que chegou aqui puxando uma cachorrinha, hoje, é rico, com dezenas de processos que, como passe de mágica jamais são julgados. Isso tem nome. Tráfico de influência e, precisa ser denunciado aos homens de bem do judiciário.”

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Com 800 cargos na prefeitura, vereador Roque do Sesp votou a favor do aumento do IPTU de Ilhéus.


na Câmara de Ilhéus, o vereador de aparentemente 01 mandato só, Roque do Sesp, confessou o motivo pelo qual estaria votando a favor da elevação em mais de 300% dos tributos, por meio de determinação do alcaide, Jabes Ribeiro.
Em alto e bom som, o vereador que compõe o grupo da batucada mostrou-se bastante nervoso e com a voz embaraçada, usou o grande expediente e, de forma intencional, jogou a "M" no ventilador ao afirmar que estava sofrendo muita pressão e se votasse contra ao projeto, 800 pais de família estariam fora da folha da prefeitura no dia seguinte.
Encurralado, Roque, mesmo sabendo que aprovou um projeto sem saber uma vírgula, o parlamentar obedeceu a determinação do Palácio e ajudou com mais um cheque em branco para fomentar os interesses obscuros do governo nefasto. Acompanhe o que motivou o vereador Roque do Sesp votar a favor do aumento do IPTU.

SE NÃO AGUENTA, PORQUE VEIO?


Josevaldo Machado, apelidado como Jó, do PC do B, está encerrando o mandato na presidência da Câmara de Ilhéus, no dia 31 de dezembro de 2014 de forma melancólica e desagregadora, perante relatos da maioria absoluta dos próprios colegas.

A retrospectiva do mandato do “cumista” segundo informações, não vem agradando nem mesmo os caciques do partido, que mesmo de longe, tem acompanhado, através da imprensa regional, as suscetíveis críticas pelo fato de Jó fazer do cargo um modelo egocêntrico e ditador.

Com relação aos vereadores, a queixa é praticamente geral. Nos gabinetes falta de tudo. Dos insumos necessários como: papel de oficio, caneta, cartucho e até água mineral, foi bancado na maioria das vezes pelos próprios assessores dos edis, devido à exaustiva demora da equipe do presidente em reabastecer os gabinetes.

Por fim, na última terça-feira, 09, durante a tumultuada sessão ordinária que votou o emblemático “novo” código tributário 2015 - que eleva em mais de 2000% o teto do IPTU e que contou apenas com os votos da bancada governista - já que o bloco da oposição deixou o plenário, por não concordar com a metodologia e discrepância do projeto, mais uma vez o ainda presidente do legislativo acompanhado dos demais componentes da Mesa Diretora – Ivo Evangelista e Rafael Benevides – acatou os caprichos do sistema palaciano e na base do afogadilho, aprovaram por unanimidade na calada da noite, o projeto em forma de cheque em branco, para a manutenção dos “modus operandis” como marca principal do governo pepista.

Resumo da ópera: além de ostentar a marca como um dos piores presidentes de Câmara da Bahia, não irá deixar resquício de saudade.  

Texto: Fábio Roberto - DRT/BA 6355

Carteira de habilitação terá novo modelo a partir de julho de 2015

A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) terá um novo modelo a partir de julho de 2015, com 28 dispositivos de segurança para impedir falsificação e adulteração. O motorista que tem o modelo atual não precisa trocar o documento. A nova carteira será obrigatória para a primeira permissão para dirigir emitida a partir desta data, para renovação e substituição do documento em casos como perda e roubo. Com a mudança a nova CNH passa a ter um número maior de dispositivos de segurança do que a atual. Entre eles terá um código cifrado com informações criptografadas que poderá ser lido por agentes de trânsito com o uso de aplicativos de celulares. Este item vai facilitar a identificação de fraudes. Há também mudanças de segurança na impressão. O modelo anterior tinha cerca de 20 itens de segurança. Os documentos dos veículos que são o Certificado de Registro de Veículo e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo também terão mudanças e vão contar com 17 dispositivos de segurança para evitar falsificações e fraudes no pagamento de licenciamento e Imposto de Propriedade de Veículo Automotor

Açúcar é mais perigoso do que o sal para a pressão, diz estudo

O sal, entre os alimentos, sempre foi conhecido como o "vilão para a pressão alta". No entanto, um estudo feito por médicos americanos da Faculdade de Medicina Albert Einstein, nos Estados Unidos, revelou que os alimentos industrializados enriquecidos com açúcar superam o sal quando o assunto é pressão arterial. Doenças cardiovasculares, como o infarto e o derrame, são a causa de morte número um no mundo. Um dos principais fatores de risco para elas é a pressão arterial elevada, que atinge um em cada cinco brasileiros, de acordo com um levantamento do IBGE divulgado na quarta-feira (10). De acordo com os dados da pesquisa, a queda na pressão arterial proporcionada pela redução no consumo de sal é considerada "relativamente pequena", e há evidências de que consumir de 3 a 6 gramas de sal por dia faz bem à saúde, e de que ingerir de menos de 3 gramas é prejudicial ao organismo. No artigo científico, há a constatação de que a maioria do sal da dieta é obtido por meio de comidas processadas, as quais também são ricas em açúcar. Durante os dados coletados, o cientistas disseram que através de estudos populacionais e ensaios clínicos revelam que o açúcar, particularmente a frutose, é responsável do desenvolvimento da hipertensão. (iBahia)

Padre Marcelo Rossi admite que pensou em suicídio durante depressão: "tenho histórico na família"

Em entrevista ao programa “De Frente com Gabi”, o padre Marcelo Rossi falou sobre a depressão que superou recentemente. Ele abriu o jogo e confessou que chegou a pensar em suicídio.O padre confessou ainda que não acreditava em depressão e achava que era “frescura”, até passar pelo problema. "Eu achava que depressão era frescura. Até que Deus permitiu que eu caísse. Não tomei nenhum antidepressivo. Eu quis fazer uma experiência e provar a uma amigo meu, psiquiatra, que era possível sair da depressão (sem remédios). Eu pensei 'Vou sair sozinho. Eu entrei nessa e se eu precisar eu vou pedir ajuda (profissional)'", contou.
Com histórico de depressão na família, ele disse ainda que teve muita dificuldade de se curar e chegou a pensar em tirar a própria vida. "O pior são os pensamentos autodestrutivos. Tenho um caso de suicídio na família, meu avô tirou a própria vida. E eu cheguei a pensar nisso. Pensei 'Meu Deus, será que 'herdei' alguma coisa?!'", disse assustado.

ITABUNA: GOVERNO ACABA COM DIREC, RITA DANTAS PERDERÁ O CARGO E MIRALVA MOITINHO NÃO ASSUMIRÁ

rita-miralva

Nesta sexta-feira o governador Wagner (PT), publicou no diário oficial a reforma administrativa aprovada pela assembleia legislativa. Na área de educação o governador extinguiu as Diretorias Regionais de Educação (DIREC), e criou os Núcleos Regionais de Educação (NRE). Porém, na criação da NRE, o diretor só poderá ser nomeado se for servidor público efetivos do Estado da Bahia.

O objetivo é acabar com o uso político das Direcs, por isso em Itabuna a diretora da DIREC 7, Rita Dantas, ficará no cargo até janeiro, pois a mesma é da rede municipal de ensino. Já Miralva Moitinho, que já tinha comprado a roupa nova para a posse poderá desistir, pois a mesma não é efetiva do governo do estado, por isso não poderá ser nomeada.

Na semana passada este blog divulgou que o governador eleito Rui Costa (PT), estava disposto a acabar com as Direcs.

Vane-do-Renascer-pepino-na-Roça-do-Povo

ITABUNA: PREFEITURA NÃO COMPROVOU GASTO SUPERIOR A R$ 690 MIL



Claudevane-Leite-prefeito-de-Itabuna-foto-de-Pedro-Augusto

De acordo com o relatório do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), no ano de 2013 a prefeitura de Itabuna realizou de despesas sem a devida comprovação, nos meses janeiro a dezembro, totalizando R$692.196,20 (seiscentos e noventa e dois mil, cento e noventa e seis reais e vinte centavos).

Por conta disso, o TCM determinou que o prefeito Claudevane Leite (PRB), devolvesse para a prefeitura o valor de R$692.196,2, e mais R$65.572,58 (sessenta e cinco mil, quinhentos e setenta e dois reais, setenta e dois centavos), proveniente do indevido pagamento de juros e multas por atraso no adimplemento das obrigações assumidas junto a COELBA, EMASA, chegando ao total de R$757.768,78 (setecentos e cinquenta e sete mil, setecentos e sessenta e oito reais e setenta e oito centavos).

ald

ITAPETINGA: ELEIÇÃO DA MESA COM 100 MIL MOTIVOS


pasta+007+rio+de+janeiro+rj+brasil__2A9431_1

A eleição da mesa diretora da câmara de vereadores de Itapetinga está causando tensão nos meios políticos. O vereador da oposição, Amaral Junior (PRP), está se articulando para ter o apoio de vereadores da oposição e da situação.

Mas membros do governo municipal estão trabalhando para eleger Valdeir Chagas (PDT), já que o mesmo é considerado um bom comandado para assumir a presidência da câmara.

Segundo informações, tem um ex-vereador do município com uma pasta “007” procurando cada vereador usando 100 mil motivos para convencê-lo a votar em Valdeir Chagas. Mas Amaral está tranquilo, segundo ele, os vereadores que estão o apoiando são pessoas de bens, por isso não serão comprados.

Manifestação pede justiça e condenação máxima para assassinos de Rogério

Vídeo emocionante: Esposa do empresário Rogério pede Justiça 

“Dói muito. Meu marido foi morto na minha frente e na frente de meu filho de forma cruel. Porque eles fizeram isso? Não precisava”, desabava a viúva em frente à delegacia de polícia no final da tarde desta quinta-feira, 11.
Rodeada de amigos, familiares e amparada pela mãe, a viúva de Rogério protestava pelo fato do menor apreendido pela polícia civil, que fez parte da quadrilha que invadiu sua casa e matou seu marido, pegar apenas 45 dias de internação em Salvador.

Ela também clamou por justiça para que os assassinos de seu marido possam pegar a pena máxima e realmente cumprir suas penas atrás das grades.

Depois de cerca de meia hora em frente a delegacia, o grupo saiu pelas principais ruas do centro da cidade clamando por justiça.
No final, de volta a delegacia de polícia, o grupo ouviu do delegado Leonardo Almeida, que o menor apreendido será transferido amanhã para Salvador de onde só voltará depois de alcançar a maioridade, o que ocorrerá daqui a dois anos.

Os manifestantes agora aguardam que o inquérito seja enviado a justiça, para que uma nova manifestação ocorra agora em frente ao Fórum da Comarca de LEM. (Sigi Vilares)

ACONTECEU OU VAI ACONTECER, O JORNALISTA EDNEI BOMFIM ESTÁ COM VOCÊ




Evangélico é baleado em itabuna

Na noite desta sexta-feira (12) por volta das 19h, um jovem de 18 anos foi baleado quando jogava videogame dentro de sua própria casa, trata-se de Ualace Matos Vieira.


O crime aconteceu na Rua Beira Rio, bairro Nova Itabuna,  Ualace foi socorrido pelo SAMU 192 e encaminhado ao Hospital de Base escoltado pela Polícia Militar. A vítima foi acertada por um tiro no abdome.

De acordo com informação colhida no hospital, o jovem além de ser evangélico, nunca teve envolvimento no mundo do crime. A Polícia Civil de Itabuna já investiga o crime.


Patrícia: a bela que se revelou uma fera (foto: Reprodução/Facebook)Apontada como a principal acusada da morte de uma adolescente de 16 anos, em Camacan, Patrícia Mota, de 19 anos, foi beneficiada, nesta sexta-feira (12), com um alvará de soltura, expedido pela Justiça daquela cidade.

O crime aconteceu em junho desse ano. Na ocasião, Patrícia foi presa na fábrica Malwee, onde trabalhava. Na época, a prisão da moça, que chama atenção por sua beleza, surpreendeu muita gente no pequeno município, sobretudo os colegas de trabalho.


A garota, segundo testemunhas, foi quem teria planejado o assassinato, cuja vítima foi o menor Ariele Santos Silva, morto a pedradas, pauladas e facadas. O rosto da adolescente ficou completamente desfigurado. Cinco pessoas, além de Patrícia, participaram do linchamento da menor.



Um assalto, na tarde desta sexta feira (12), deixou funcionários da Mundial Jóias e populares em polvorosa no centro de Itabuna. O roubo aconteceu na praça Adami e os bandidos fizeram os donos reféns. 

Um homem moreno e uma mulher loira, bem vestidos, anunciaram o assalto e chegaram a dar coronhadas na cabeça do dono da loja. 

Após o crime, as vítimas foram deixadas amarradas. Segundo os proprietários da empresa, o prejuízo foi superior a R$ 50 mil em mercadorias. Uma queixa foi registrada no Complexo Policial de Itabuna.

Dupla é presa com cocaína no Pau Caído

10856409_768022529932429_2088943166_o
Itabuna – No início da tarde desta sexta-feira (12/12), Lauro Chagas e um homem conhecido como Missinho foram presos pela Polícia Militar. 

Missinho é acusado de ser autor de alguns homicídios na cidade, ele já estava sendo procurado pela polícia. Foram apreendidas com a dupla petecas de cocaína e R$ 400,00 em dinheiro. A prisão aconteceu no bairro Corbiniano Freire, mais conhecido como Pau Caído.

Carro tomado de assalto em Itapé é recuperado pela PM em Itabuna

Um homem ainda não identificado tomou um carro de assalto na cidade de Itapé no inicio da tarde desta sexta-feira(12), o elemento dirigia em alta velocidade pela BR-415 quando foi interceptado próximo ao bairro Campo Formoso pela Polícia Militar de Itabuna. Com o assaltante foi encontrado a arma do crime municiada. 

Aguardem melhores informações em instantes...
A Guarnição da Polícia Rodoviária Estadual, composta pelos soldados Manoel e Lessa, prendeu na noite desta quinta-feira(11) um jovem de 19 anos acusado de ter assaltado um supermercado no bairro Curral Novo em Jequié. 

A prisão aconteceu assim que o rapaz saiu do estabelecimento comercial. Os policiais realizavam rondas no local e prendeu Erick Silva Gomes em flagrante. O assaltante estava numa motocicleta e usava uma arma de brinquedo, semelhante a um revólver calibre 38. O jovem foi detido e apresentado na delegacia de Polícia Civil da cidade.
A diretora administrativa Cristiane Oliveira da Maternidade Ester Gomes em Itabuna informou hoje cedo o retorno das atividades na unidade que atende média complexidade na realização de cirurgias eletivas e partos. A maternidade da Mãe Pobre, inaugurada na década de 90 havia suspendido funcionamento na manhã da última quarta-feira,10 alegando falta de recursos para manter os atendimentos. 

Em declaração na imprensa, a diretoria disse ainda que a prefeitura não vinha repassando regularmente os valores destinados à maternidade. A secretaria de saúde do município contestou as alegações, afirmou que vem mantendo os pagamentos em dia e que aguardava o repasse do Estado para cumprir o acordo de novembro. Na tarde desta quinta-feira,11 o prefeito Claudevane Leite se reuniu com a direção da maternidade para esclarecer pontos controvertidos da situação e reafirmar a continuação do convênio com o município. 

A maternidade atende pacientes de mais de 110 municípios da região sul do estado e há alguns anos vem passando por dificuldades financeiras. Segundo Cristiane Oliveira, só a fornecedores, a unidade deve mais de trezentos mil reais. O atendimento da unidade foi retomado na manhã desta sexta-feira,12. (Arena Blog)
Na noite de ontem (11), dois estudantes foram executados em Barreiras. Por volta das 19 horas, na rua principal do bairro Vila Amorim, Pedro Henrique Silva Ferreira, 19 anos, foi alvejado com cerca de seis tiros. 
Ele foi atingido na altura das regiões torácica e abdominal. O estudante chegou ser socorrido por populares para o Hospital do Oeste, mas morreu logo em seguida. De acordo com informações, a imagem da vítima alvejada no local do crime, foi postada num grupo do Whats app pelo suposto autor dos disparos conhecido pelo nome de Rafael Cardoso de Souza, vulgo "Rafa Gordão" e que disse a seguinte frase: "Mais um boiou na Vila Amorim". 

O segundo assassinatos ocorreu por volta das 22 horas, no bairro Vila dos Funcionários. O estudante George Maicon da Silva Azevedo, de 16 anos, foi alvejado com tiros na cabeça. Ele foi socorrido por populares, mas não resistiu e veio a óbito. Os corpos foram encaminhados para o IML em Barreiras para necropsia. (Sigi Vilares)

Mangabinha de luto com a morte de Paulete

Paulo Roberto Santos da Silva (Paulete), 47 anos, que estava internado há um mês no Hospital de Base, morreu na madrugada desta sexta feira (12). 

Muito querido no Mangabinha, principalmente, Paulete foi internado depois de sofrer um AVC, teve momentos de melhoras, mas hoje veio a falecer. Ele é irmão de Roberto Alves, que trabalha na portaria da TV Cabrália. A familia de Paulete ainda não informou o local de velório e o horário de sepultamento.

Valença: Ônibus se envolve em acidente e deixa quatro pessoas feridas

Nesta quinta-feira (11/12), ocorreu um acidente na BA 542, no trecho da via que liga a cidade de Valença a BR 101, envolvendo um ônibus da empresa Novo Horizonte. O ônibus tinha saído de Valença com destino a São Paulo.

Segundo testemunhas, o motorista saiu da pista para não bater em uma carreta, o motorista perdeu o controle do veículo caindo na ribanceira. Quatro pessoas que não tiveram o nome divulgado foram atendidas no Pronto Socorro de Valença com pequenas escoriações. Vale salientar que no momento do acidente chovia muito.

Pombo é capturado levando celular para prisão

Agentes penitenciários do Centro de Detenção Provisória de Mauá (CDP), no interior de São Paulo, capturaram, na quinta-feira (11), um pombo que carregava uma ‘mochila’ improvisada de tecido, com um celular e dois chips. Os agentes notaram a ave próxima à portaria da unidade penal.

Os objetos foram apreendidos e o pombo entregue à Guarda Municipal, que também é responsável pelo policiamento ambiental. Essa não é a primeira vez que os presos de Mauá usam animais para transportar objetos para dentro do CDP.

Em junho de 2013, uma gata foi encontrada com três celulares presos ao corpo com fita adesiva.(correio)